Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

8ª SÉRIE - GABARITO LISTA 1

1. Renováveis- São aqueles que utilizados pelo ser humano, estão novamente disponíveis em pou-co tempo.
Não-Renováveis - uma vez esgotados nunca mais ficarão disponíveis.

2. Renováveis – peixes, frutos e sementes produzidas em florestas nativas.
Não Renováveis – petróleo, carvão natural, gás natural.

3. O homem tem explorado agredido muito esse tipo de recurso e se ele não se conscientizar estará apresando esse processo.
4. O controle de áreas beneficiadas pela presença de rios poderá ser o motivo dos conflitos entre as nações em um futuro não muito distante. Afinal a distribuição das bacias hidrográficas ocorre de maneira desigual.
5. Dependendo do grau de permeabilidade das rochas, a água infiltra-se lentamente, centímetro a centímetro ao longo de vários dias, ou atinge um pouco mais de velocidade até ser barrada por uma camada de rocha impermeável.
6. Diariamente são lançados nos oceanos milhões de toneladas de lixo (oriundos dos centros urba-nos e também da zona rural). Os principais agentes poluidores são: esgotos, resíduos industriais, lixo e fertilizantes agrícolas.
7. O desperdício constitui-se no grande problema de consumo domestico. Calcula-se que aproxi-madamente 15% da água tratada se perdem em vazamentos. Atitude incorreta ao utilizar a água nas atividades domestica e na higiene pessoal representam altos percentuais do uso excessivo da água, o crescimento populacional também provoca a elevação do consumo de produtos indus-trializados.

8. A emissão de gases poluentes na atmosfera (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o fa-moso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infravermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.

9. É a capacidade que as rochas possuem de armazenar e distribuírem a água subterrânea

10. Bauxita, manganês, cobre e o estanho.
Areia, calcário, basalto, mármore, granito.

11. Organização dos Países Exportadores de Petróleo – OPEP, criada com objetivo de controlar a produção e os preços em escala global.
12. Principal fonte de energia mundial e matéria prima, recurso natural não renovável.
13. Elemento essencial na composição da biosfera, resulta da fragmentação das rochas juntamente com a matéria orgânica, a água e o ar tornando possível a germinação e o desenvolvimento da cobertura.
14. Utilizando técnica relativamente simples como as curvas de nível e o terraceamento
15. É a reação química que ocorre entre a fusão do dióxido de carbono e de enxofre com o vapor d’água formando a chuva ácida.
16.
• CAUSAS: Aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão.
• Conseqüências: Aumento do nível dos oceanos, Crescimento e surgimento de desertos, Aumento de furacões, tufões e ciclones, Ondas de calor