Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

lista de exercicios 2º ano

1 (FGV-SP) Os países ricos em função de sua renda mais elevada e conseqüente nível de consumo, são responsáveis por mais de metade do aumento da utilização de recursos naturais. A população dos países mais pobres do mundo paga, proporcionalmente, o preço mais elevado pela poluição e degradação das terras, das florestas, dos rios e dos oceanos, que constituem o seu sustento. Uma criança que nascer hoje em Nova Iorque, Paris ou Londres vai consumir gastar e poluir mais durante a sua vida do que 50 crianças em um país “em desenvolvimento”.
“relatório do desenvolvimento Humano. Brasília: PNUD. 1998- adaptado”

Baseando-se nos princípios explicativos das teorias demográficas, o texto acima:
a) Concorda com a teoria reformista, que atribui ao excesso populacional a causa da miséria no mundo, constituindo uma ameaça aos recursos naturais necessários a sobrevivência humana.
b) Comprova a teoria Neomalthusiana, que defende a necessidade de controlar a natalidade nos países pobres, para que eles possam atingir os níveis de desenvolvimento e consumo dos países ricos.
c) Nega a teoria Malthusiana, que defende a elevação do padrão de vida e de consumo nos países pobres, entendendo a fecundidade como uma variável independente a ser controlada.
d) Nega a teoria neomalthusiana, que indica uma população numerosa como principal causa de desemprego, pobreza e esgotamento dos recursos naturais.
e) Comprova a teoria Malthusiana, que associa crescimento populacional e esgotamento dos recursos naturais, defendendo a necessidade de reformas sócias econômicas para preservá-los.
2 (UFRN) As teorias demográficas têm procurado explicar a relação existente entre crescimento populacional e desenvolvimento econômico. Segundo a teoria Reformista:
a) A política de controle da natalidade deve ser efetivada pelo Estado, no sentido de impedir o rápido crescimento demográfico e o surgimento de áreas super povoadas com altos índices de pobrezas, como os que ocorrem na índia.
b) O subdesenvolvimento econômico é resultante do acelerado crescimento demográfico, sendo necessárias políticas rígidas de controle familiar, como as que vêm sendo adotada na china.
c) O rápido crescimento demográfico trará conseqüências graves sobre os ecossistemas tropicais e equatoriais sendo necessário o controle da natalidade como forma de garantir a preservação do patrimônio ambiental.
d) A miséria e responsável pelo crescimento da população, sendo necessárias mudanças socioeconômicas que permitam a distribuição de renda e o acesso à educação, à saúde e ao mercado de trabalho.
(ENEM) O quadro abaixo mostra a taxa de crescimento natural da população brasileira no século XX.
Período Taxa anual média de crescimento natural %
1920-1940 1,90
1940-1950 2,40
1950-1960 2,99
1960-1970 2,89
1970-1980 2,48
1980-1991 1,93
1991-2000 1,64

3 - Com base na tabela, é correto afirmar que a população brasileira.

a) Apresentou crescimento percentual menor nas últimas décadas.
b) Apresentou crescimento percentual maior nas últimas décadas.
c) Decresceu em valores absolutos nas cinco últimas décadas.
d) Apresentou apenas uma pequena queda entre 1950 e 1980.
e) Permaneceu praticamente inalterada desde 1950.


4. (UEGO) Sobre fluxos migratórios, considere as proposições a seguir:



I. A intensificação dos fluxos migratórios internacionais traz conseqüências perversas, uma vez que desterritorializa indivíduos e grupos sociais e não garante a sua inserção na sociedade de destino.
II. A emigração de brasileiros atinge tanto trabalhadores especializados quando os sem qualificação profissional, que não foram absorvidos pelo mercado interno.
III. Nos últimos anos, a migração internacional de mulheres tem aumentando dos países periféricos para as centrais, onde passam a exercer, quase sempre, tarefas domésticas e até a prostituição.
IV. A migração clandestina para os Estados Unidos da América e União Européia tem sido cada vez mais reprimida, culminando com prisões e deportações.
V. Nos últimos anos, o governo brasileiro vem implementando ações para direcionar os fluxos migratórios para o exterior, no sentido de minimizar as reivindicações dos movimentos sociais.
Assinale apenas a alternativa Correta:
a) Apenas as proposições I, II e III são verdadeiras.
b) Apenas as proposições II, III, V são verdadeiras.
c) Apenas as proposições I, II, III e IV são verdadeiras.
d) Todas as proposições são falsas.
e) Todas as proposições são verdadeiras.
5. (FATEC-SP) Nos últimos anos, ocorreram mudanças no padrão migratório brasileiro. As metrópoles do Sudeste já não apresentam o elevado grau de atração demográfica que tinham antigamente.


Dentre as causas desse fato pode-se citar.
a) O maior controle por parte do estado brasileiro para inibir o crescimento descontrolado das cidades.
b) A criação das frentes pioneiras do Sul do país, que representam grande potencial de empregos na zona rural.
c) A redução das históricas diferenças econômicas entre as regiões, graças à modernização das atividades agrícolas.
d) A descentralização econômica, pois inúmeras empresas estão saindo do Sudeste e se instalando em outras regiões.
e) O empenho de órgãos, como IBGE, que tentam promover o aumento das densidades demográficas no interior do país.
6. (UFPR) O Relatório de Desenvolvido Humano
(RDH) 2002 da Organização das Nações Unidas (ONU) registram que o Brasil subiu 16 posições no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano(IDH) desde a criação do índice, em 1975. O Brasil, com isso, é o país que mais avançou no ranking. A alta do IDH brasileiro deve-se, principalmente, à ampliação do acesso à educação e à melhoria na expectativa de vida. Em 2001, o índice do país atingiu 0,777, mas a ONU alerta que há regiões brasileiras que têm IDHs equivalentes ao da Europa, e outras, IDHs equivalentes ao das Europa,e outras, IDHs típicos da África.

Sobre o assunto, é correto afirmar:
a) A ampliação do acesso da população mais pobre aos serviços de educação e saúde deve-se aos abrangentes programas de distribuição de renda criados a partir da redemocratização do país, nos anos de 80.
b) O IDH alcançado de Brasil em 2001 coloca-o muito perto de ingressar no grupo de países classificados como de Alto Desenvolvimento Humano, os quais apresentam índices iguais ou maiores de 0,800.
c) O IDH é um indicador útil para comparar o nível de qualidade de vida entre países mais não servem para avaliar a evolução da qualidade de vida de um país ao longo do tempo.
d) Nos países de passado colonial, as regiões de ocupação mais antiga apresentam maior desenvolvimento econômico e social, fato que explica por que as regiões brasileiras primeiramente ocupadas pelos portugueses apresentam IDHs mais elevados que aqueles de ocupação recente.

7. Qual a provável relação existente entre a Era industrial e o crescimento populacional.

8. Explique a aceleração do crescimento da população brasileira a partir de 1940.

9. Que razões explicam a queda na taxa de fecundidade da mulher brasileira a partir da década de 1960.

10. Analise o processo de envelhecimento populacional.
Comente.

11. Quais são as causas da intensificação dos movimentos populacionais no final do século XX.

12. Quais a diferenças entre as migrações internacionais do final do século XIX e as atuais?

13. O processo de globalização econômica é fator de intensificação das migrações internacionais? Justifique sua resposta.

14. Por que o Brasil se transformou num país em que a emigração supera a imigração.


15. Quais são atualmente as duas maiores áreas de atração de imigrantes em escala global?como se aplica a atração exercida por essas áreas sobre os migrantes internacionais?

(Unicamp-SP) De acordo com o relatório da ONU divulgado, nunca houve tantos migrantes no mundo são milhares de pessoas que saem de seus países de origem. De acordo com o enunciado responda as questões 16 e 17.
16. Quais as principais regiões de expulsão desses migrantes.

17. Explique os principais problemas encontrados por eles nos países de chegada.

(Unicamp-SP) Em 1994 realizou-se no Cairo a conferencia sobre população e desenvolvimento, da ONU. Aí foram debatidas varias teorias sobre o crescimento populacional, dentre as quais a teoria malthusiana. De acordo com o enunciado responda as questões 18 a 20.

18. Qual seria a proposta da teoria malthusiana e neomathusiana para resolver os problemas associados aos altos índices de crescimento demográfico em países como o Brasil.

19. Quais as criticas usualmente feitas a essa teoria.

20. Durante a Conferência Internacional sobre a População em Desenvolvimento, realizada na primeira quinzena de setembro de 1994, no Egito, foi amplamente discutida a mais famosa teoria sobre população, elaborada no final do século XVIII, de autoria de: