Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

lista de exercicios 3º ano

1. (UFRJ) O mundo é marcado atualmente pela instantaneidade da informação globalizada, representada pelos sistemas de computadores, telefonia e satélites. A tecnologia da informática possibilita a dispersão geográfica, assim como a integração simultânea de muitas atividades e acontecimentos. Decorrem daí novas ações decisórias no campo econômico, social, cultural e político, definidoras das realidades espaciais.

Explique duas mudanças econômicas resultantes desse processo mundial e seus efeitos na reestruturação espacial das cidades.

2. Caracterize resumidamente a organização econômica do espaço mundial em redes.

3 – (FUVEST-SP) Podemos afirmar que os fluxos financeiros globais:

a) Dinamizam atividades de serviços em Nova York, Paris e Roma, onde se localiza as principais bolsas mundiais, o mesmo não ocorrendo nas principais bolsas do hemisfério sul: São Paulo e Johanesburgo.
b) Necessitem que as principais bolsas do mercado internacional abram e fechem, ao mesmo tempo evitando que haja interrupção nos fluxo e nas informações financeiras.
c) São hoje tão significativos, na escala mundial, como nunca foram antes, tendo originado desigualdade social por serem mais intensos nas bolsas do hemisfério norte que nas bolsas do hemisfério sul.
d) Necessitam fluir continuamente, fazendo com que cada uma das principais bolsas opere 24 horas, sem interrupção, garantindo, assim possibilidade de negócios aos investidores.
e) Fazem das bolsas de valores, operando sempre em sintonia para assegurar a continuidade dos negócios, locais onde são realizadas compras e vendas de ações pelos investidores.
4 - (PUC-MG) As empresas transnacionais controlam as atividades econômicas em diferentes espaços, utilizando e transformando esses espaços para obter produtos com maior competitividade no mercado global. Nesse processo, que favorece o ingresso de novos países na economia de mercado, é incorreto informar que as empresas transnacionais:

a) Condicionam suas alianças comerciais e países com disponibilidades tecnológicas e financeiras, interferindo nas suas estruturas de poder.
b) Informatizam as atividades e automatizam as fabricas, para alcançar maior eficiência e produto.
c) Podem adotar uma estratégia global de fabricação, fragmentando o processo produtivo e dispensando-o, com objetivo de obter melhores cursos operacionais,
d) Promovem ou financiam pesquisas de avanços tecnológicos, para obter maior lucratividade.
5- aponte as afirmações verdadeiras e as falsas.

a) São parceiros do livre comércio da America do Norte, conhecido como NAFTA, Estados Unidos, Canadá, México e Venezuela. Os dois últimos países integram o acordo, porque dispõe de petróleo em abundancia para negociar favoravelmente os produtos industrializados que necessitam.
b)A ALCA (Área de livre comércio das Américas) é uma proposta de integração comercial, com o intuito de abranger todos os países das Américas, exceto Cuba.
c) Entre os bons resultados alcançados pela União Européia (bloco constituído pela maioria das nações da Europa estão a integração econômica e monetária com a criação de moeda única e o livre transito das pessoas residente nos países-membros.
d)Na America do Sul, a criação do pacto andino constituído pelo Chile, Peru e Bolívia, e o MERCOSUL, pelo Brasil e Argentina, propiciou áreas de livre comercio entre esses países, oportunizando a negociação com blocos econômicos.

6- Comente as perspectivas dos países pobres na fase atual da globalização, tendo como referência o desenvolvimento e o acesso a tecnologias de comunicações.

7 . Diferencie crescimento econômico de desenvolvimento.

8. Porque muitos afirmam que a globalização acentuou as diferenças entre os países do mundo.

9. (PAIES/UFU) O espaço mundial da era da informação caracteriza-se pela supressão da distância. Os sistemas de computadores, telefonia e satélites de comunicação possibilitam a troca de informações em tempo real, através do mundo inteiro. Tal processo trouxe importantes conseqüências na formação dos espaços mundiais.

De acordo com as informações contidas no texto o seu conhecimento sobre o processo de mundialização econômica, aponte as afirmações verdadeiras e as falsas:

a)As grandes corporações mundiais - denominadas transnacionais - adquiriram capacidade de administrar, por meio virtual, unidades de negócios geograficamente separadas.

b)O espaço geográfico do meio técnico – cientifico – informacional continua a se diferenciar em função das características naturais, pois são elas que determinam a instalação das redes que interligam o mundo.

c)As novas tecnologias de informação incluem de forma diferenciada os países, as regiões e as populações. Assim o espaço global da era da informação é popularizado pelas cidades, onde se concentram as sedes das instituições, que controlam as redes mundiais.

d)Em funções de eliminação generalizada das barreiras entre os mercados nacionais, as trocas comercias intensificaram os fluxos econômicos, facilitando a circulação de mercadorias e capitais em todo o mundo criando uma sociedade de consumo em âmbito mundial.

10. (UFMT) Sobre o processo de globalização da economia, julgue os itens.
a) A economia globalizada é marcada pela internacionalização dos capitais produtivos e especulativo.
b) O aumento da informatização e da transmissão instantânea e eficaz de informações favoreceu o processo de internacionalização da economia.
c) As grandes empresas transnacionais se beneficiam da globalização, não havendo reflexos sobre as pequenas empresas e serviços.
d) O setor terciário foi o que menos se beneficiou da globalização porque não conseguiu substituir o homem pela maquina.

11. Descreva algumas das características dos blocos econômicos União Européia e MERCOSUL.

12. Diferencie: Nafta do Apec.

O geógrafo Milton Santos refere-se à globalização como o período técnico-cientifico-informacional.
Responda.

13. Qual a relação existente entre os avanços tecnológicos e a globalização?

14. Qual a importância da informação na globalização?

15. Porque as inovações tecnológicas que marcam cada fase da globalização não atingem todos igualmente?

16. Quais as vantagens e desvantagens da constante inovação tecnológica mundial?


17. Analise a importância das relações internacionais para o encaminhamento de soluções para os problemas ambientais.

18. Qual a importância histórica da conferencia de Estocolmo?

19. Defina Agenda 21 e qual sua importância para as praticas de desenvolvimento sustentável.

20. Comente a importância do protocolo de Kyoto para o equilíbrio das condições climáticas globais.

21. Umas das características do mundo atual é a criação dos blocos econômicos.
Quais suas finalidades?

22. Explique as razões que tem levado alguns cientistas a anunciar as conseqüências catastróficas da intensificação do efeito estufa?


23. Quais a conseqüências das queimadas para o ambiente global.

24. Quais são as melhorias e quais são os retrocessos na questão ambiental.

25. Na carta das Nações Unidas, esta registrada que todos os Estados-menbros são soberanos e iguais entre si. No entanto, apenas cinco membros permanentes têm poder de veto.
Relacione-os.

26.A invasão do Iraque pelos Estados Unidos, em 2003, evidenciou uma crise no sistema de segurança internacional corporificado pela ONU. responda:
Quais são os dois órgãos deliberativos Máximo da ONU? Como eles funcionam?

27. Porque se discute a necessidade de reforma do Conselho de Segurança da ONU.

28. Explique o sentido geopolítico da criação da OEA.