Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

sábado, 22 de maio de 2010

Gabarito 3° ANO 2º BIMESTRE Lista I

1)C
2)B
3)A caravela, a bússola, o astrolábio, a imprensa e o desenvolvimento da cartografia.
4)Promover o acúmulo de metais preciosos (metalismo) e controlar a economia para promover a expansão comercial e proteger seu mercado interno (protecionismo).

5)Capitalismo: propriedade privada, sociedade de classes e economia de mercado.
Socialismo: propriedade estatal, ditadura do proletariado (soviético) e economia planificada.
6)As disputas imperialistas que levaram à eclosão da Primeira Guerra Mundial não foram totalmente resolvidas com o final do conflito. No período entre - guerras, essas disputas permaneceram latentes num mundo em que, de um lado, EUA, URSS e Inglaterra dominavam a ordem política do planeta e, de outro, a Alemanha, derrotada e humilhada com a paz de Versalhes, a Itália e o Japão tinham planos de expansão imperialista.
7)O “Socialismo Real” significou o estabelecimento de um Estado Forte, que controlava as atividades econômicas e desenvolveu instrumentos de controle ideológico e político da sociedade, além dar ensejo ao surgimento de uma burocracia estatal da qual se originou uma nova classe dominante.
O ”Socialismo científico” de Marx e Engels, num primeiro momento, pregava o estabelecimento da ditadura do proletariado como fase de transição para uma sociedade sem classes.

8) Maciços investimentos de capitais japoneses e americanos em países de Sudeste Asiático, em indústrias de bens de consumo.
10) B
11) C
12)
1 - Maior concentração populacional urbano-industrial.
2 - Menos povoado agricultura - trigo - clima - frio.
13) Concentra-se nas áreas litorâneas de planície.
14) E
15) O arquipélago do Japão apresenta, relevo predominante montanhoso de origem vulcânica, o que dificulta sobremaneira a exportação agrícola, havendo necessidade de utilização do terraceamento. As áreas próximas ao litoral são plantas e, portanto, apresentam grandes aglomerados humanos e elevada exploração agrária.
16) Aplicação de capitais norte-americano, aproveitamento da mão-de-obra barata e desenvolvimento da tecnologia.
17) Nacionalidade dos Portugueses.
18) E
19) E
20) B
21) A
22) Investimento do Japão e EUA em economias ascendentes para evitar a expansão comunista na Ásia.
23) Maciços investimentos de capitais japonês e americano em países de Sudeste Asiático, em indústrias de bens de consumo.
24) A
25)
a) Ex-colônia de Portugal, foi anexado à Indonésia em 1986.
b) Devido ao genocídio provocado pela Indonésia, sobre a população do Timor, constituindo-se em violação grave dos direitos humanos. a) Ex-colônia de Portugal foi anexado à Indonésia em 1986.