Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

sábado, 22 de maio de 2010

Gabarito 8ª Série/9º Ano 2º Bimestre lista I

1)C

2) As transformações das paisagens do espaço geográfico da Europa desenvolvida estão relacionadas ao expressivo desenvolvimento econômico e ao domínio de tecnologias cada vez mais avançadas, condições que foram alcançadas pela maioria dos países europeus.

3) Sim. De maneira geral, os países da Europa desenvolvida apresentam hoje um setor secundário extremamente diversificado e evoluído. Alguns países, contudo, como é o caso de Portugal, Espanha, e Grécia, tiveram uma industrialização relativamente tardia, o que explica o fato de apresentarem um setor secundário menos evoluído, se comparados as demais nações desenvolvidas do continente.

4) O grande aumento da população urbana nos países da Europa desenvolvida está relacionado ao intenso processo de industrialização ocorrido nesses países. Com o avanço da industrialização, as fábricas instaladas nas cidades passaram a atrair um grande número de trabalhadores rurais. Além disso, as máquinas e os instrumentos agrícolas produzidos pelas indústrias propiciaram a modernização do campo, o que levou à dispensa de muitos trabalhadores e sua conseqüente migração para os centros urbanos. Na maioria dos países europeus, o processo de urbanização parece ter se estagnado, e as cidades parecem ter alcançado o limite máximo de população urbana (entre 85% e 90% do total de habitantes).

5) a) O baixo índice da PEA empregada no setor primário dos países da Europa desenvolvida está relacionado ao elevado nível de mecanização das propriedades rurais.

b) O elevado nível de modernização do campo, associado a uma política agrícola que avisa a atender aos interesses dos produtores rurais, é uma das condições que proporcionam um aumento significativo na produtividade das atividades agrárias nos países da Europa desenvolvida.

6) a) Devido às pressões exercidas por sindicatos, partidos políticos e outras entidades civis, que atribuem a onda de desemprego nos países desenvolvidos da Europa ao fato de existirem muitos trabalhadores estrangeiros nesses países.

b) As pressões exercidas pelos grupos xenófobos levam as autoridades de alguns países europeus a restringir a entrada legal de trabalhadores imigrantes, aumentando a entrada clandestina de trabalhadores.


7) Os critérios econômicos que elevam em consideração o nível de desenvolvimento industrial das nações européias e o padrão de vida de sua população. Já os critérios usados ate o final da década de 1980 estavam ligados às diferenças geopolíticas da região:de um lado os países capitalistas, de outros os países socialistas.

8) Os imigrantes buscam maiores oportunidades de trabalho e melhores condições de vida nos países da Europa desenvolvida. Essas correntes provêm dos países subdesenvolvidos e dos antigos países socialistas europeus.

9) O objetivo dos Estados Unidos era consolidar sua influência sobre os países arruinados com a guerra e, desse modo, impedir o avanço do socialismo, já que se expandia pelo leste Europeu.

10) O interesse de franceses e alemães era impedir que a rivalidade entre alguns países se intensificasse e prejudicasse o crescimento econômico da Europa.

11) A União Européia pode ser considerada uma das maiores potências econômicas do globo, pois o valor do seu PIB ultrapassou o dos Estados Unidos e o seu comercio representa cerca de 40% do total realizado mundialmente.

12) Em nível político, os problemas enfrentados estão relacionados à atuação de grupos terroristas separatistas e a ascensão de partidos xenófobos ao poder, o que pode colocar em risco a democracia alcançada em muitos países da União Européia. Os principais problemas econômicos enfrentados pelo bloco estão ligados à desigualdade entre os países membros.Enquanto alguns países são altamente industrializados e servidos por uma moderna rede de transportes, como Alemanha e França, outros países são poucos articulados à rede viária e têm nas atividades primárias á terciárias suas maiores fontes de divisas.

13) Finlândia, Estônia, Letônia, lituânia, Polônia, Tchecoslováquia, Hungria e Iugoslávia.

14) O território italiano se concretizou com a anexação de Veneza e Roma.
O processo de unificação da Alemanha adquiriu grande impulso após a nomeação de Otto Von Bismarck, como primeiro- ministro da Prússia, em 1862.

15) Sua população submetia-se aos senhores de terras num sistema semifedal, marcado pela pobreza e pelas privações.

16) Soma= 01+08+16= 25

17) a) Conflito ideológico militar entre EUA - capitalismo e URSS - socialismo.
b) Pela multipolaridade dos blocos econômicos.

18) B

19) Surgem movimentos de cunho nacionalista principalmente, quanto à forte presença de estrangeiros vindos de regiões pobres.

20) E