Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

sábado, 15 de maio de 2010

LISTA DE EXERCÍCIO 3º ANO 2º BIMESTRE

1) Observando os dados acima, duas causas que explicam a alteração do PIB "per capita" a partir dos anos 80, são:


a) abertura ao mercado internacional / elevado crescimento demográfico
b) marasmo econômico comum às viradas de século / desvalorização cambial
c) esgotamento do modelo desenvolvimentista adotado / conjuntura internacional desfavorável
d) retração nas reformas econômicas / atração do capital financeiro para setores estratégicos

2) Relacione o texto com a mensagem do anúncio:
A América Latina produziu mais pobres nas últimas décadas do que em toda a sua história: mais pobres, menos empregos formais, um crescimento da economia informal e um fosso crescente entre os que têm acesso a condições dignas de vida e os que vivem em situação de pobreza. (...) Cresce a exclusão através de mecanismos autoritários e da repressão policial; aumenta a suspeita e a desconfiança como forma cotidiana de vida; diminuem os lugares de sociabilidade e de encontro coletivo, "rebaixando" a experiência urbana.
A alternativa que caracteriza a segregação social urbana nas metrópoles é:
a) políticas de estado atuantes na economia visam à desintegração social nas metrópoles
b) setores da economia alimentados pela insegurança existente reforçam as barreiras sociais
c) ideologias defensoras da separação permitem a aceleração do crescimento da cidade
d) segmentos da sociedade ligados à marginalidade impossibilitam as políticas de distribuição de renda
3) Quais invenções impulsionaram o desenvolvimento do capitalismo comercial?
4) Qual era o papel do Estado de acordo com a doutrina mercantilista?
5) Identifique algumas diferenças entre a organização social e econômica do capitalismo e a do socialismo implantando na URSS, após a Revolução Socialista de 1917.
6) Quais os motivos e as conseqüências dos conflitos entre as grandes potências européias no inicio do século XX?
7) O que significou a expressão “socialismo real” e em que sentido ela não contribuiu para a implantação do “socialismo cientifico” elaborado por Marx e Engels?
8) A que processos contemporâneos se refere a expressão "tigres asiáticos"?
10) A Era Meiji (1868-1912) representou para o Japão uma série de grandes mudanças sócio-político-econômicas. Com relação a essas grandes transformações, assinale a única opção correta:
a) Implantou-se o poder dos "xoguns", que eram senhores feudais interessados no fortalecimento da figura do Imperador como Chefe de Estado.
b) Reestruturaram-se as Forças Armadas, de acordo com padrões ocidentais, visando ao futuro expansionismo na Ásia de Sudeste e no Pacífico.
c) Criaram-se condições para a formação dos ZAIBATSUS, isto é, dos grandes monopólios pertencentes a antigos clãs feudais e ao capital norte-americano.
11) Nos últimos anos os novos centros industriais do Japão têm se instalado no interior do país, longe das tradicionais áreas portuário-industriais. Este deslocamento é explicado pela:
a) descoberta de importantes jazidas minerais na região.
b) necessidade de atender à demanda interna, concentrada no interior do país.
c) instalação de indústrias de alta tecnologia, menos dependentes de matérias primas.
d) carência de mão-de-obra nas áreas litorâneas.
e) mudança do perfil exportador da economia japonesa, agora voltado para os mercados dos "tigres asiáticos"


12) Compare, do ponto de vista humano e econômico, os setores 1 e 2 do território japonês.Comente.


13) Caracterize a distribuição espacial da população do Japão.
14) O milagre japonês de desenvolvimento baseia-se em vários fatores, dentre os quais o da orientação da indústria japonesa em trabalhar cada vez mais com valores agregados maiores. Assim, " 1 tonelada de satélite" custa 200 vezes mais do que "1 tonelada de automóvel" e 20.000 vezes mais do que "1 tonelada de navio cargueiro".
Baseado nesse princípio, o governo japonês estimulou, nas últimas décadas, a(o):
a) substituição dos materiais que equipam os navios cargueiros, buscando ampliar as margens de lucro dos armadores japoneses.
b) reaparelhamento dos estaleiros, informatizando-os e aumentando, também, o valor agregado dos navios.
c) sucateamento da indústria naval e os investimentos maciços em "chips" para computadores que vão equipar satélites.d) investimento decrescente na indústria automotiva e naval, e crescente na astronáutica, robótica e de brinquedos.
e) deslocamento crescente de instalações industriais de baixo valor agregado para fora do Japão, sobretudo para os Tigres Asiáticos.
15) Considere o relevo do Japão e mencione seus reflexos nas atividades agrárias do país.
16) Dê três razões importantes que concorreram para o grande desenvolvimento industrial do Japão, após a Segunda Guerra Mundial.
17) Qual a única nacionalidade que foi submetida ao sistema de cotas de imigração?
18) Mesmo contrariando algumas expectativas, o Japão cresceu, e seu poderio internacional é bastante grande. Sobre a situação socioeconômica do Japão e seu processo de crescimento é INCORRETO afirmar que:
a) o arranque industrial do Japão provocou um déficit na balança comercial dos EUA, que nos últimos anos importam muito mais daquele país do que exportam para lá.
b) a construção de grandes complexos industrial-portuários no Japão está associada não só às características do seu espaço natural, mas também à sua dependência da importação de matérias-primas e fontes de energia.
c) as intensas relações entre as três grandes metrópoles japonesas - Tóquio, Osaka e Nagóia - resultaram na maior concentração urbana do mundo, formando uma verdadeira megalópole.

d) apesar das melhorias salariais e dos níveis de consumo alcançados nos últimos anos, o crescimento da indústria japonesa foi impulsionado pela exploração da força de trabalho que, além de receber baixos salários, cumpria um elevado número de horas de trabalho.
e) diferentemente do que ocorreu nos EUA, no Japão a intervenção do Estado na economia é praticamente nula, e cada empresa faz a sua política particular de investimentos, pesquisa, etc.
19) Analise o gráfico apresentado abaixo.

A leitura do gráfico permite afirmar que o Japão
a) é o principal país exportador de automóveis do mundo.
b) apresenta uma balança comercial superavitária.
c) mantém a liderança no comércio mundial.
d) sofre, atualmente, grande concorrência dos Tigres asiáticos.
e) tem nos produtos industriais a base de suas exportações.
20) A área do Continente Asiático, assinalada no mapa, caracteriza-se por determinadas condições climáticas. Características essas determinadas pelo mecanismo decorrente da alternância dos ventos. No verão, os deslocamentos dos ventos se dão dos Oceanos para o Continente, ocasionando, devido à elevada umidade do ar, a estação chuvosa. No inverno, os ventos dirigem-se do Continente Asiático para os oceanos, gerando a estação seca.

Qual o nome dado ao clima dessa área?
a) Subtropical.
b) Monções.
c) Mediterrâneo.
d) Tropical.
e) Equatorial.
21) A maior parte da sua população vive no meio rural e, embora existam grandes cidades, a urbanização é lenta. É um imenso mosaico étnico com estruturas sociais arcaicas. Possui o maior rebanho bovino do mundo, mas muito mal aproveitado. Entre as suas paisagens geográficas destaca-se o planalto do Decã. O país a que se refere o texto é:
a) a Índia.
b) o Paquistão.
c) a China.
d) a Tailândia.
e) o Irã.
22) Relacione a Guerra Fria ao surgimento dos Tigres Asiáticos.
23) A que processos contemporâneos se refere a expressão "tigres asiáticos"?
24) De acordo com os dados recentemente publicados pela ONU, de todas as regiões do mundo, a menos afetada pela crise de desemprego é a Ásia, onde, apesar de essa crise ter crescido nos últimos 15 anos, o índice de desemprego continua baixo.
Essa situação vantajosa da Ásia, em relação às demais regiões, explica-se por diversos fatores.
Todas as alternativas apresentam exemplos desses fatores, EXCETO
a) A queda do crescimento populacional da Ásia, nos anos 70, reflete-se numa insuficiente oferta de força de trabalho.
b) O crescimento econômico dos Tigres Asiáticos atraiu capital também para as áreas vizinhas, ampliando as oportunidades de emprego.
c) O prestígio da mão-de-obra oriental, fundamentada em aspectos de educação e disciplina, atraiu investimentos multinacionais.
d) Os sindicatos existentes na região atuam muito mais no sentido de aumentar a produtividade do que propor reivindicações.
25) A ilha do Timor já foi colônia portuguesa, já teve seu território parcialmente ocupado por holandeses, japoneses e australianos e, em julho de 1976, o Timor Oriental foi oficialmente anexado. Até hoje uma guerrilha separatista resiste à ocupação, nas montanhas. Protestos contra a integrarão são esmagados pelo exército. O conflito já deixou 200 mil mortos. A situação do Timor Leste tem despertado o apoio das organizações internacionais de defesa dos direitos humanos.
a) A que país o Timor foi anexado
b) Explique por que a situação política desta ilha tem despertado o interesse das organizações internacionais.