Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

domingo, 16 de maio de 2010

LISTA DE EXERCÍCIO I - 2º BIMESTRE

1) Após a II Guerra Mundial, a Alemanha Ocidental recuperou-se em curto espaço de tempo, transformando-se na mais importante potência econômica da Europa.
Assinale a alternativa que mais corretamente explica as causas do crescimento da economia alemã.
a) Abundância de recursos minerais, ajuda financeira dos Estados Unidos, criação do Mercado Comum Europeu, agricultura itinerante, grande fluxo migratório.
b) Existência de mão-de-obra qualificada, reforma agrária, infra-estrutura de transportes, criação do Mercado Comum Europeu, altas taxas de população rural.
c) Combustíveis fósseis, qualificação da mão-de-obra, densa rede de transportes, recursos do Plano Marshall, participação do Mercado Comum Europeu.
d) Densa rede hidroviária, investimentos em pesquisa científica e tecnológica, qualificação da mão-de-obra, altas taxas de natalidade.
e) Carvão de excelente qualidade, petróleo em abundância, mão-de-obra qualificada, tradição industrial, altos índices de desmatamento.
2) Quais os principais fatores a que estão relacionados as transformações das paisagens do espaço geográfico na Europa desenvolvida? Exemplifique.
3) Os países da Europa desenvolvida apresentam níveis de industrialização muito diversos entre si ? Explique.
4) Caracterize a relação entre o crescimento industrial e o aumento da população urbana nos países da Europa desenvolvida. Esse processo ocorre ainda hoje? De que maneira?
5)Com relação às características do espaço agrário dos países da Europa desenvolvida , responda:
a) Por que é baixa a proporção da PEA empregada no setor primário?
b) Qual a relação existente entre modernização, produtividade e política agrícola?
6) As autoridades aduaneiras do Reino Unido pretendem instalar equipamentos de raios x capazes de detectar imigrantes ilegais escondidos em veículos que entram em territórios britânico.
a) Por que as autoridades de alguns países europeus vêm impondo restrições à entrada de imigrantes em seus territórios?
b) Qual a relação entre a imigração ilegal e a atuação de xenófobos?
7) Qual critérios são utilizados atualmente para se regionalizar a Europa? Quais as diferenças em relação aos critérios usados até o final da década de 1980?
8) Por que muitos imigrantes procuram se estabelecer na Europa desenvolvida? De onde provêm essas correntes migratórias?
09) No pós-guerra, qual era o objetivo dos Estados Unidos ao oferecer ajuda financeira aos países europeus?
10) Qual era o interesse de franceses e alemães na integração econômica e social da Europa após a Segunda Guerra Mundial?
11 ) Caracterize a União Européia como uma das principais potências econômicas do globo.
12 ) Quais são os problemas políticos e econômicos enfrentados por países europeus desenvolvidos?
13) Com o fim da Primeira Guerra Mundial, o Império Húngaro foi fragmentado, surgindo outros países. Os novos Estados europeus a ocupar o mapa formaram uma longa faixa dividida pela:
14) Caracterize a Unificação da Itália e da Alemanha.
15) O Império Russo, no começo do século XX, apesar de sua grande extensão territorial, era considerado uma nação extremamente atrasada em relação à Europa. Justifique.
16) Os acontecimentos políticos ocorridos na Europa a partir de 1989 promoveram a reorganização de alguns países. Assim, é correto afirmar que:
(01) Reapareceram como estados soberanos as Repúblicas Bálticas: Estônia, Letônia e Lituânia, que integravam a URSS desde a Conferência de Yalta.
(02) A Albânia, país balcânico, agregou ao seu território a província de Montenegro, porção da antiga Iugoslávia.
(04) A Alemanha reunificou-se com a anexação dos antigos reinos da Prússia e Boêmia.
(08) A Tchecoslováquia teve seu território desdobrado em dois novos estados independentes: a República Tcheca e a República Eslovaca.
(16) Surgiu a República da Moldávia, agregando porções dos territórios da antiga URSS, Polônia e Romênia.
Soma = ( )
17) A queda do muro de Berlim, ocorrida no dia 09 de novembro de 1989, pode ser considerada como um marco que separa duas épocas: a época de vigência da Ordem da Guerra Fria, e a época da assim chamada Nova Ordem Mundial.
a) Explique o que foi a Ordem da Guerra Fria.
b) Como a chamada Nova Ordem Mundial se diferencia da Ordem da Guerra Fria?
18) Todas as alternativas apresentam aspectos que se aplicam à Europa da atualidade, EXCETO
a) A configuração de duas Europas, a ocidental, privilegiada no plano econômico, e a oriental, empobrecida e atingida por crises políticas, sociais e econômicas e por conflitos armados.
b) A liderança hegemônica político-militar e econômica, em âmbito mundial, contrariando as previsões de formação de uma economia polarizada pelos EUA e pelo Japão, após o desmantelamento da URSS.
c) A ocorrência de manifestações, especialmente contra os imigrantes, acusados de consumir recursos destinados à solução de problemas sociais, em detrimento da população nativa dos países europeus que os acolheram.
d) O aprofundamento e a extensão de experiências de integração econômica, iniciadas após a II Guerra Mundial, que, dado seu caráter supranacional, têm se apresentado como um modelo para a reestruturação política do mundo no século XXI.
e) O ressurgimento de movimentos nacionalistas e separatistas, que se constroem nas diferenças étnicas ou religiosas e contrariam a versão de que esses são movimentos do passado ou de áreas menos desenvolvidas.
19) Analise a afirmação: "A Europa vive hoje uma explosão de nacionalismo".
20) As despesas decorrentes da Segunda Guerra Mundial, o esgotamento das jazidas de carvão e a perda das colônias afro-asiáticas explicam a relativa estagnação econômica:
a) da Espanha.
b) da Alemanha.
c) da Itália.
d) da França.
e) do Reino Unido.