Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

sábado, 15 de maio de 2010

ROCHAS 1º ANO 2º BIMESTRE

ROCHAS QUE FORMAM A CROSTA TERRESTE
A crosta terrestre é formada principalmente por rochas, por exemplo, a areia, o granito, o mármore, o calcário e a argila. As rochas, por sua vez, são constituídas por um agregado de minerais ou por um único mineral solidificado. Minerais são elementos ou compostos inorgânicos encontrados na crosta terrestre. O granito, por exemplo, é composto por três minerais: quartzo, mica e feldspato.
Quanto a origem, as rochas classificam-se em magmáticas, ou ígneas, sedimentares e metamórficas.
•As rochas magmáticas resultam da consolidação de matéria, em estado de fusão, proveniente do manto. Elas constituem aproximadamente 80% da crosta terrestre.
Resultam da deposição de detritos de outras rochas ou do acumulo de detritos orgânicos (sedimentares)
•As Rochas metamórficas resultam da transformação (metamorfização) em condições de pressão e temperatura elevada, de rochas preexistentes.
Estrutura Geológica do Brasil
A estrutura geológica do Brasil apresenta maciços (escudos) antigos e bacias sedimentares, não se verificando a existência de dobramentos modernos.
Mineração
O Brasil é um dos grandes produtores mundiais de minérios. Os países do mundo que contam com recursos comparáveis aos brasileiros têm, também, grande dimensão territorial, como Estado Unidos, Canadá, Austrália, Rússia e China. No caso brasileiro, as principais reservas ficam em áreas de maciços antigos (escudos cristalino) e, por essa razão, nela se destaca a extração dos minerais metálicos. Nas bacias sedimentares, são exploradas, entre outros, o petróleo, o carvão mineral e o calcários, utilizados, entre outras coisas, para produção de cimento.
Exploração mineral e problemas ambientais
A formação de jazidas minerais resulta de processos geológicos que ocorreram ao longo de milhões de anos. Elas constituem recursos esgotáveis e, mantidos os atuais níveis de exploração mineral, em pouco tempo poderão faltar matérias-primas essenciais à transformação industrial.
•Em varias regiões do mundo existem gigantescas áreas nas quais já houve exploração mineral. Essas jazidas esgotadas ficam muitas vezes abandonadas, deixando um rastro de crateras imensas, nas quais o processo de erosão tende a intensificar os danos ambientais.
•Durante o processo de exploração, os problemas ambientais são imensos. Para dar início à exploração é necessário devastar a vegetação local, comprometendo a sobrevivência da fauna que faz parte do ecossistema. Outro problema são os rejeitos, aquilo que não tem utilidade econômica numa jazida – depositados em qualquer local e transportados pelo vento ou pela águas das chuvas para outros lugares, atingindo os rios e provocando o assoreamento dos seus leitos.
SOLO:
SOLO Recurso natural básico e fundamental, o solo levou milhões de anos para se formar. É resultado do processo de desintegração e decomposição das rochas devido ao intemperismo. As transformações nas rochas continuam até hoje, mas são tão lentas que nem percebemos, pois são necessários séculos para que se forme um centímetro de solo.
•Do solo depende a sobrevivência do ecossistema e, portando, de toda sua biodiversidade do planeta. O solo possibilita a pratica da agricultura e da pecuária por meio das quais se obtêm alimentos e matérias-primas para a sociedade.
CAMADAS DO SOLO
•Húmus: É o horizonte superficial. Contem mais de 20% de matéria orgânica (animal e vegetal) em diferentes graus de decomposição.
•Solo de superfície: Apresenta maior quantidade de matéria orgânica decomposta e misturada com elementos minerais.
•Subsolo: Bastante intemperizado. Pouco afetado pela erosão natural e pela ação do homem.
•Rochas fragmentadas: Chamado de regolito,material decomposto da rocha matriz.
•Rochas inalteradas: Matriz.
Tipos de solo
•Terra Roxa: Solos altamente férteis, formado a partir do derrame basáltico. Encontrado em São Paulo e Norte do Paraná.
•Massapé: Solo altamente fértil, foi o solo utilizado nas fazendas de cana-de- açúcar, ainda é utilizados pelos grandes latifúndios. Encontrado no litoral nordestino.
•Latossolo: São localizados em climas quentes e úmidos, muito profundos ( mais de dois metros) e pouco fértil. No Brasil encontrado em região tropical.
Brunizem ou de Pradaria: Solos férteis, rasos de clima temperado, no Brasil região Sul.
•Desérticos: Bastante rasos e pouco férteis.
•Hidromórficos: Local alagado, solos férteis.
•Salinos: Local árido e semi- árido, espessura média e pouca fertilidade, encontrados em áreas próximas ao mar. Alta concentração de sais salinos.
•Litossolos: Solos em locais de alta declividade, situa-se sobre rochas pouco alteradas.
•Solos Aluvias: Solos férteis, formados nas várzeas fluviais (solos alagados), grande presença de sedimentos e matéria orgânica.
Problemas no solo
•Lixiviação: Lavagem do solo. Esse processo caracteriza-se pela retirada dos materiais orgânicos e minerais, pela ação das chuvas, tornando o solo pouco fértil.
•Laterização: Formação de uma crosta ferruginosa, tornando o solo avermelhado é péssimo para a agricultura.
•Voçoroca: Estágio avançado de erosão do solo, onde se forma uma fenda, reduzindo sua utilização, esse fato ocorre principalmente pela ação das chuvas.
Cultivo e conservação do solo
Algumas formas de cultivo podem amenizar os efeitos da erosão, reduzindo sensivelmente as perdas do solo:
•Plantio direto – técnica que consiste plantar diretamente sobre o resto de planta da colheita anterior . no entanto, esse tipo de técnica exige maior quantidade de herbicida.
•Rotação de culturas – cultivo alternado de produção ( por exemplo: soja, depois tremoço, depois milho).
•Curvas de nível – linhas que ligam pontos de mesma cota altimétrica, sobre as quais se faz a semeadura, estabelecendo-se, assim, fileiras de plantas. Isso permite que a água ocorra mais lentamente.
•Afolhamento – método no qual o terreno e dividido em três partes: enquanto duas partes são cultivas, a terceira permanece em repouso por um ou dois anos para recuperar a propriedades retiradas com as sucessivas colheitas.
RELEVO
AGENTES INTERNOS DO RELEVO:
Tectonismo/ Diastrofismo
São movimentos provocados por forças do interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada. Também chamados de diastrofismo (distorção) .
Movimentos Epirogenéticos:
São movimentos verticais, constituindo levantamentos e rebaixamentos, formando as falhas.
Movimentos Orogenéticos:
São movimentos horizontais, determinando dobramentos. Esses movimentos originaram os relevos de maior altitude hoje presentes no globo, como a cordilheira dos Andes, Himalaia,Montanhas Rochosa, dentre outras.
•Vulcanismo
É um movimento interno da Terra que expulsa material magmático do interior para superfície. Os vulcões em constante erupção são chamados de ativos, os que não possuem atividade são chamados de extintos.
As duas áreas onde se concentra a maioria dos vulcões são:
•Circulo de Fogo do Pacífico: abrange áreas dos Andes até a Filipinas,passando pela costa oeste dos EUA e pelo Japão.
•Circulo de Fogo do Atlântico: abrange áreas da América Central, Antilhas e Mediterrâneo.
Abalos sísmicos ou Terremotos:
São movimentos naturais na litosfera, que propagam através de vibrações. A magnitude do abalo é variável. O fator que mais influi é a proximidade do local de origem.
•Hipocentro Interno
•Epicentro Externo.
•A escala mais utilizada e conhecida para se medir a magnitude é a escala Richter.
AGENTES EXTERNOS DO RELEVO:
São também conhecidos como agentes modeladores do relevo
( exógenos). Determinam a configuração do terreno a partir
do desgaste e decomposição das rochas, processo conhecido como intemperismo.
Essa formação é determinada, sobretudo, por esses fatores:
Ação Antrópica (ação do homem);