Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Lista de Exercício I 1º Ano EM 4º Bimestre

A globalização moderna é marcada pelo crescimento da influência do capitalismo. Esse sistema se tornou a peça chave da geopolítica mundial, onde as trocas comerciais são cada vez mais rápidas e os fluxos de moedas são cada vez mais altos. Esse sistema complexo é hoje o pilar do mundo, abrangendo as maiores economias e muitas vezes determinando choques e uniões. Sobre esse tema julgue os itens de 01 a 05 com C para certo e E errado.

1) O socialismo era um sistema bastante homogêneo, isso se torna claro quando se analisa o sistema implantado na União Soviética.
2) Uma das características básicas di sistema capitalista é a economia planificada, baseada em uma burocratização que possibilita maiores lucros.
3) O sistema capitalista iniciou o seu desenvolvimento na baixa idade média ( século XI ao XV ), esse acontecimento foi marcado pelo desenvolvimento do sistema de trocas em detrimentos ao sistema de subsistência.
4) A livre concorrência iniciativa são peças chave no sistema capitalista, que possui também como um dos traços principais a total falta de influência no jogo econômico, por parte do estado.
5) Atualmente todos os países estão plenamente inseridos no sistema capitalista.


Sobre Capitalismo e Socialismo, julgue os itens de 6 a 10, com C para certo e E para errado.
6) A partir da Segunda Guerra Mundial o mundo verificou a formação dos dois blocos hegemônicos e contrários, um formado pelos Estados Unidos de política e economia capitalista e o outro formado pela ex-URSS, de política e economia socialismo, esse período da história ficou como Guerra Fria.
7) Durante o período de Guerra Frua não houve nenhum tipo de confronto direto ou indireto, ambos tinham o conhecimento do poderio armamentista do adversário, foi um dos períodos de maior estabilidade do mundo.
8) A Guerra Fria, finalizou-se após a fragmentação da Alemanha, tendo como marco a formação da CEI (comunidade dos estados independentes)
9) O Plano Marshall foi um plano de ajuda aos países capitalistas destruídos pela Segunda Guerra, no sentido que os Estados Unidos queriam reerguer o comércio mundial e manter sua influência na Europa.
10) Uma das características do pós-guerra é o desenvolvimento das transnacionais, hoje presente no mundo inteiro e muitas vezes ditando a moda, a regra e a conduta do local.

Após a II Guerra Mundial houve a ordem mundial passou a ser bipolar, despontaram na política mundial duas grandes hegemonias. Do lado capitalista os Estados Unidos colocou-se como grande líder, do lado socialista a antiga URSS tornou-se o pilar central. Sobre capitalismo e socialismo, Julgue os itens de 11 a 15 com C para certo e E para errado

11) As principais bases do capitalismo eram a livre concorrência, livre iniciativa, visava o lucro e a propriedade coletiva.
12) O Socialismo foi o primeiro grande sistema político que se contrapôs ao capitalismo, utilizando como base principal a busca do bem estar social.
13) O período que marcou o fim da II Guerra até a queda do muro de Berlim foi conhecido como “Guerra Fria”, guerra não declarada entre os dois blocos. Nesse período não houve nenhum ataque a países membros desses blocos.
14) Na primeira fase da Guerra Fria os Estados Unidos criam a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Esse grupo tinha como meta defender os países capitalistas de um suposto ataque socialista. Em contrapartida os socialistas criaram o Pacto de Varsóvia, que tinha a mesma meta contra os capitalistas. Essa política determinou ainda mais um acirramento entre esses grupos.
15) Após a queda do muro de Berlim a fragmentação da URSS não existem mais países socialistas no globo.
16) (UFG – com adaptações)

Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês, nos empurraram
Com os enlatados dos USA, de 9 às 6.
Desde Pequeno nós comemos lixo
Comercial Industrial
Mas agora, chegou nossa vez de volta
Vamos cuspir o lixo em cima de vocês.
Somos os filhos da revolução
Somos Burgueses sem religião
Nos somos o futuro da nação
Geração Coca-cola.
Renato Russo

O trecho acima da música “Geração Coca-cola” evoca uma das principais características do mundo moderno: o consumismo. Com base nos conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta.

a) O Consumismo se caracteriza como um comportamento social em que o consumo deixa de ser um meio e adquirir “status” de finalidade.
b) A globalização da economia fez surgir uma nova geografia do consumo: países e regiões com níveis de desenvolvimento econômico distinta consomem produtos e serviços semelhantes.
c) O modelo de consumo “mundializado” deixa marcas evidentes nos espaços das metrópoles, onde proliferam estabelecimentos comerciais de grande porte, como “shopping centers” hipermercados etc.
d) A presença num mesmo espaço geográfico regional, do consumidor e do produtor de bem de consumo é necessária, porque os circuitos espaciais de produção são demarcados pelas fronteiras regionais.
e) O consumismo exagerado possibilita a ampliação da lei de mercado de procura e oferta, fazendo com que muitos produtos sejam vendidos a um preço bem acima da validade real do produto.

(UNB) Com relação a produção industrial, a realidade dos espaços socialistas e capitalistas ora se assemelha, ora se diferencia. Julgue os itens de 17 a 19 com C para certo e E para errado

17) Na Europa Ocidental e nos EUA, as multinacionais evidenciam altos níveis tecnológicos, de produtividade e diversificação nos ramos de atividades, alem de produtos baratos concorrências.
18) Na Europa Oriental, na ex-URSS e na China, as multinacionais conjugam os tecnologias de ponta, a libertação do controle do Estado e a participação livre dos investimentos privados na produção industrial.
19) Nas economias socialistas e capitalistas, é o estado o principal agente da produção industrial: que planeja e constrói novas empresas e define a sua distribuição pelo território.

(UFPE)
20) Em relação aos sistemas econômicos, Capitalismo e Socialismo, não é correto afirmar que:
a) A Economia capitalista está sempre voltada para a venda de produtos e serviços, isto é, para i mercado.
b) Países como os Estados Unidos e o Brasil possuem uma economia planificada;
c) Apenas no século XX foram Instados governos socialistas;
d) O principio básico do capitalismo é a propriedade privada dos bens de produção;
e) A escassez de produtos essenciais foi um dos fatores de intensa crise que ocasionou a desintegração da URSS, na final de 1991.

(UFSC)
21) A Alternativa que não expressa características de subdesenvolvimento é:
a) Dependência comercial e tecnológica.
b) Fuga de capitais e evasão de cérebros
c) Distorção entre o crescimento demográfico e o crescimento econômico.
d) Agricultura e industrias altamente articuladas.
e) Enormes cifras do endividamento externo.

Com relação à configuração dos países, Julgue os itens de 22 a 25 com C para certo e E para errado
22)Os países desenvolvidos apresentam como características principais o alto grau de industrialização, urbanização, e juntos consomem mais de 80% de toda tecnologia produzida no mundo.
23) Nos países subdesenvolvidos embora o modelo industrial para a instalação das grandes empresas transnacionais, principalmente na Ásia e América Latina, ainda apresenta um aspecto de forte crescimento da indústria nacional.
24) O Comércio internacional está estruturado em volta de três grandes pólos, Estados Unidos, Japão e Europa Centro-Oriental, essas regiões possuem representantes no G8 (grupo dos sete países mais ricos e industrializados mais a Rússia).
25) Hoje os países desenvolvidos estão sofrendo pressões da opinião pública global, pelo fato de serem os principais emissores de gases poluentes para atmosfera, causadores dentre outros fatores do aumento do efeito estufa.
No Século XIX, impulsionado pela Revolução Industrial, o capitalismo entra numa fase expansiva, e consolida-se o domínio da ideologia liberal e individualista. Os limites éticos e os entraves legais impostos pela ordem feudal e religiosa são eliminados pelas revoluções burguesas. No seu lugar surgem novas instituições, novo ordenamento legal e valores ajustados ao mundo burguês. O lucro, a cobiça e a astúcia individual são considerados atitudes corretas e salutares para o progresso geral da sociedade. Da mesma forma, o domínio sobre outras sociedades é visto como natural e necessário, “um fardo para o homem branco”, imposto por sua superioridade.
Trecho do livro ciência, capitalismo e globalização de Haruf Spindola.
Sobre o julgue os itens de 26 a 30 com C para certo e E para errado.

26) A ordem social sofre profundas transformações com o desenvolvimento do capitalismo, e culturalmente a ciência contribuiu para o desenvolvimento de uma nova mentalidade na sociedade moderna, a partir da experimentação e argumentação.
27) Nessa fase atmosfera econômica e cultura apóia-se no ideal de que o homem pode progredir ilimitadamente sua riqueza e conhecimento.
28) A Necessidade do aumento do lucro a partir do aumento da produção fez com que as metrópoles industriais apoiassem o processo contra a escravidão, a fim de que o escravo viesse a se tornar mercado consumidor.
29) O processo de abertura e liberalismo econômico foi conduzido pela igreja, que possuía o conhecimento da ciência e uma forte influencia em cima dos governos.
30) A mudança de valores e as transformações geopolíticas da produção foram pilares condutores do capitalismo industrial, que utilizou de uma melhor distribuição de renda entre os trabalhadores, como forma de melhorar a estrutura de exploração vista na Idade Média.

31) O século XVI foi marcado por uma avanço significativo das técnicas de produção, como uma pré-revolução industrial nos campos da siderurgia, metalurgia e, principalmente, na navegação. Foi o século da expansão marítima e comercial, com grande crescimento econômico e demográfico. A colonização européia da América, o comercio com a Ásia e o tráfico de escravos africanos são as fontes de riqueza e poderio dos Estados absolutistas e de acumulação de capitais para a burguesia.
Sobre as questões abaixo referentes à I fase do capitalismo, assinale a única alternativa correta.

a) O Surgimento do capitalismo como sistema econômico, ideológico, político e social tem como aspectos de importância o próprio crescimento populacional, que saturou as regiões feudais, obrigando a população a migrar para a cidade.
b) Os países que se lançaram inicialmente na corrida por terras além-mar, não foram compensados pela riqueza adquirida nessas colônias, tornando-se países de grande poder durante essa fase do capitalismo.
c) A preocupação maior nesse período era desenvolver as colônias para que essas no futuro pudessem proporcionar uma maior acumulação de riqueza.
d) A formação de uma burguesia forte, com estados mais voltados a ciência foram peças fundamentais para o avanço do capitalismo comercial.
e) O tráfico foi uma forma encontrada pelo sistema capitalista naquele momento para acumulação de dinheiro, no sentido que, os gastos com o transporte, alimentação e vestuário eram mínimas, e não havia grupos ligados ao poder que lutassem contra essa forma de exploração do trabalho.