Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Lista de Exercício I 2º Ano EM 4º Bimestre

1) Com a mudança da capital do Brasil para o Planalto Central, exercer funções exclusivamente político - administrativas, criou-se a expectativa de que a ocupação do Plano Piloto, projetado por Lúcio Costa, alcançaria cerca de 500 mil habitantes quando consolidado. O que ocorre atualmente é um processo absolutamente distinto. A respeito das transformações sócio-espaciais ocorridas no Distrito Federal, julgue os itens que se seguem com C para certo E para errado.

a) No DF, as crescentes taxas de desemprego estão associadas ao processo de fechamento dos postos de trabalho urbano, que atinge apenas trabalhadores com pouca ou nenhuma possibilidade de ascensão social, como moradores de rua e iletrados.
b) No DF, o ritmo de crescimento populacional elevado relaciona-se principalmente ao crescimento dos setores industrial e agropecuário, com fortes efeitos positivos nos setores comerciais e nos serviços privados.
c) A construção de Brasília (1956-1960) acentuou a ocupação da região Centro-Oeste com área de expansão da fronteira agrícola, que já vinha ocorrendo desde os anos 40 do século passado, devido ao fato de que as terras eram mais baratas para a produção de culturas de exportação.

2) O relevo é um condicionante importante tanto dos processos naturais quanto das atividades e da ocupação humanas. Acerca da influência do relevo nesses processos e nessas atividades no âmbito do DF, analise as alternativas abaixo e assinale, entre elas, a única CORRETA.

a) Por tratar-se de uma região de planaltos, é bastante adequada à geração de energia elétrica por meio de grandes hidrelétricas no DF.
b) Os núcleos urbanos do DF localizam-se no fundo dos vales, isto é, na margem dos rios, para facilitar a captação de água para o abastecimento.
c) O relevo propicia a dispersão dos cursos dos rios, originando-se afluentes pertencentes a bacias hidrográficas fora dos limites do Distrito Federal.
d) As médias de temperatura no verão tendem a ser mais altas nas superfícies elevadas das chapadas, que dificulta a ocupação dessas regiões.
e) No DF, as chapadas constituem barreiras que impedem o estabelecimento de uma de estradas, dificultando o desenvolvimento industrial da região.

3) O Distrito Federal e a região do seu Entorno imediato têm experimentado um grande crescimento populacional. Novas áreas e novos assentamentos têm surgido e se consolidado nos últimos anos, atestando um veloz processo de expansão urbana. Com respeito às conseqüências do aumento populacional nessa região. Analise as alternativas abaixo e assinale, entre elas, a única CORRETA.

a) Pode-se apontar o crescimento vegetativo da população como único fator gerador do aumento populacional verificado nesses últimos anos, nas áreas do DF e Entorno.
b) Diante do processo de expansão urbana no DF, desapareceu a atividade de produção agropecuária, que, em conseqüência, foi “empurrada” para além dos limites do quadrilátero.
c) O crescimento industrial é o principal causador dos desequilíbrios ambientais existentes no Distrito Federal.
d) Os núcleos populacionais do DF seguem a tendência das grandes cidades brasileiras, apresentando problemas aliados ao seu crescimento, como as invasões de áreas para moradias, o subemprego, o desemprego e a crescente violência urbana.
e) A disponibilidade de serviços à população, como, exemplo, abastecimento de água, saneamento, limpeza urbana e saúde pública, têm acompanhado, sem grandes defasagens, o ritmo de crescimento populacional, o que proporciona uma excelente qualidade de vida nas diversas áreas do Distrito Federal e Entorno.

4) Localizado no interior do Brasil, na região Centro-Oeste, o DF abriga a Capital Federal, cuja criação foi um marco histórico do país. Acerca da criação e da evolução de Brasília, no contexto histórico da região Centro-Oeste, analise as alternativas abaixo e assinale, entre elas, a única CORRETA.

a) Além de pouco povoado na época da criação de Brasília, a região Centro-Oeste apresentava uma pequena rede de estradas o que dificultou a implantação da Capital Federal.
b) A localização da nova Capital brasileira foi escolhida por ser o centro geográfico do país.
c) A constrição de Brasília obedeceu a um planejamento urbano que previa um crescimento populacional tão acelerado quanto ela hoje apresenta, haja vista o planejamento antecipado das cidades satélites.
d) O fluxo de trabalhadores empregados na construção da Nova Capital contribuiu para o crescimento da população do Plano Piloto.
e) No interior do quadrilátero que forma o Distrito Federal, existi apenas um município, chamado Brasília.

5) A partir da década de 1970, o Governo Federal passou a intervir, de forma mais decisiva, na Região Centro-Oeste. Programas e planos contemplaram a região, concedendo incentivos e atraindo investidores para numerosos setores da sua economia.
Assinale a alternativa que Não apresenta um objetivo desses programas e planos regionais.

a) O acirramento de conflitos pela posse da terra entre grandes proprietários e empresários agrícolas.
b) A execução de grandes projetos agropecuários com base em incentivos fiscais.
c) A ampliação da fronteira agrícola com a incorporação de novos espaços produtivos.
d) O aumento do rendimento agrícola graças à introdução de técnicas mais eficientes.
e) A ampliação da infra-estrutura viária e a construção de hidrelétricas.

6) Analise as questões referentes à situação espacial no Distrito Federa. Justifique os itens abaixo com C para certo e E para errado.

a) Existe uma grande concentração de mão-de-obra nos setores de comércio e serviço, determinando que Brasília seja uma cidade terciária.
b) Hoje a maioria das empresas está concentrada fora da área do Distrito Federal, área conhecida como Entorno do DF.
c) Taguatinga, Cinelândia, Samambaia, e Guará são cidades satélites que apresentam atualmente um elevado grau de concentração populacional.
d) O setor da economia que apresenta o maior crescimento na região do quadrilátero do Distrito Federal é o setor secundário. Esse crescimento se dá graças aos incentivos do governo,que buscam instalar na região todos os ramos industriais.
e) O DF apresenta um crescente aumento do índice de desempregos, o que vem demonstrar o “inchaço” populacional em que está inserida a cidade.

7) (UnB) Instituído por lei Federal, o DF possui importantes particularidades, tanto jurídicas quanto geográficas, em relação aos Estados brasileiros, para a organização do seu território. A respeito dessa organização, julgue os itens abaixo com C para certo e E para errado.

a) O DF poderá ser organizado em municípios, subdivisões políticas de cidades-satélites.
b) A região administrativa de Brasília, além de ser Capital Federal, é também Capital do DF.
c) A região integrada do DF e Entorno (RIDE) compõem uma região metropolitana com características heterogêneas quanto a crescimento demográfico, índice de oferta de empregos e população economicamente ativa.
d) A consolidação de Brasília com centro político-administrativo do país ocorreu a partir de 1980, devido à expansão de sua base econômica secundária e primária.
e) O DF, regido por lei orgânica, não pode legislar acerca de parcelamento do solo, o que tem agravado o surgimento de invasões e loteamentos irregulares no Plano Piloto.
8) Sobre Brasília, julgue os itens abaixo com C para certo e E para errado.

a) Brasília é uma das 27 unidades da Federação, e apresenta certa autonomia no executivo e legislativo.
b) Em Brasília, existe claramente a formação de duas grandes alas políticas, de um lado a direita, sob a liderança do PMDB, e do outro a esquerda sob a liderança do PT.
c) Brasília é organizada baseada no centro do poder e nas cidades-satélites.
d) Não existe segregação social, econômica e política no DF, esse fato foi elevado em conta na política de planejamento territorial, baseada na ideia de uma cidade para todos.

9) (UnB) A intenção de construir uma cidade planejada com Brasília dentro de um país dependente e com graves problemas econômicos e sociais provoca especificidades no processo de formação desse espaço. Com base nesta afirmação e nos conhecimentos sobre os espaços geográficos do Distrito Federal, julgue os itens com C para certo e E para errado.

a) A expulsão de considerável contingente de população de baixa renda para além dos limites do DF é uma das conseqüências do esquema monopólio de licitação das terras do Distrito Federal.
b) A espacialização do DF, com a formação de assentamentos urbanos, tem modelo conurbado.
c) A ocupação urbana da periferia goiana fez surgir um movimento migratório no DF.
d) As três reservas ecológicas e as seis áreas de proteção ambiental do DF revelam a preocupação da intervenção planejada com a preservação ambiental.
e) Os cerrados, vegetação predominante no DF, abrigam pouca diversidade de espécie nativas e Poe isto, estão bastante preservadas.

10) Sobre os aspectos físicos do DF, julgue os itens abaixo com C para certo e E para errado.

a) Devido á riqueza de bacias hidrográficas, o DF é uma das poças regiões do país que não apresentará problemas de abastecimentos de água no futuro.
b) O clima típico da região é o tropical, com duas estações bem definidas, tendo nos meses de setembro a fevereiro, os períodos de maior precipitação.
c) A vegetação predominante na Capital é o campo limpo, caracterizado pela presença de gramíneas associada a algumas árvores.
d) O solo do DF é naturalmente viável para a agricultura, proporcionando com isso sua ampla utilização.
e) O relevo da região é baixo, com grande presença de planícies.