Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Lista de Exercício I 4º Bimestre 3º EM

1)FGV-SP

“Fenômeno de origem complexa e ainda obscura. Suspeita-se de um componente antropogenico quantificado pelo aumento da concentração na atmosfera de gases oriundos da queima de combustíveis fosseis alem da queima espontânea de metano n o processo digestivo de vários mamíferos.
O texto refere-se ao problema: Marque a única alternativa correta.
a)Do aquecimento global.
b)Do buraco da camada de ozônio
c)Das chuvas acidas
d)Das correntes marítimas
e)Das ilhas de calor

2) UFRN
As metrópoles podem ser consideradas como a expressão espacial complexa da produção do espaço geográfico no sistema capitalista. Por isso, podem ser vistas, também, como o espaço geográfico onde ocorre as mais profundas alterações do quadro natural, que provocam uma série de problemas ambientais, como, por exemplo, o efeito estufa, a inversão térmica e a ilha de calor.
No caso especifico da ilha de calor, trata-se de um fenômeno que ocorre nos centros urbanos resultantes de uma série de fatores, dentre eles: Marque a única alternativa correta.

a)Retenção do calor irradiado pela superfície terrestre, impermeabilização dos solos e cobertura vegetal densa.
b)Construção de edifício, cobertura vegetal densa e emissão de gases pelas indústrias.
c)Redução da evaporação e do aquecimento da atmosfera, retirada cobertura vegetal e dispersão de poluentes nas zonas central da cidade.
d)Retira da cobertura vegetal, concentração de edifícios e impermeabilização dos solos.

3)À medida que a demanda por água aumenta, as reservas desse recurso vão se tornando imprevisíveis. Modelos matemáticos que analisam os efeitos das mudanças climáticas sobre a disponibilidade de água no futuro indicam que haverá escassez em muitas regiões do planeta. São esperadas mudanças nos padrões de precipitação, pois.

a)O maior aquecimento implica menor formação de nuvens e, conseqüentemente, a eliminação de áreas úmidas e subsumidas do globo.
b)As chuvas frontais ficarão restritas ao tempo de permanência da frente em uma determinada localidade, o que limitará a produtividade das atividades agrícolas.
c)As modificações decorrentes do aumento da temperatura do ar diminuirão a umidade e, portanto, aumentarão a aridez em todo o planeta.
d)A elevação do nível dos mares pelo derretimento das geleiras acarretará redução na ocorrência de chuvas nos continentes, o que implicará a escassez de água para abastecimento.
e)A origem da chuva está diretamente relacionada com a temperatura do ar, sendo que atividades antropogênicas são capazes de provocar interferências em escala local e global.


4) Leia o texto a seguir:

As reservas ambientais na Amazônia realmente protegem a floresta contra queimadas? O estudo de um grupo de cientista da universidade
Duke, nos Estados Unidos, confirma que sim, mesmo quando essas reservas são cortadas por estradas (...) “Nosso estudo comprovou que cerca de 90% das queimadas detectadas na Amazônia estavam a menos de 10k m de estradas (...). No entanto, percebemos que há uma incidência muito maior de incêndio perto de estradas fora de reservas do que em seu interior”.
Segundo o texto, é correto afirmar que:

A)As reservas ambientais na Amazônia estão completamente protegidas contra incêndios, porque nelas não se permite ocupação humana.
B)O estudo dos cientistas norte-americanos confirma que a floresta amazônica está sendo intensamente devastada.
C)A implantação de mais reservas ambientais na Amazônia servirá para aumentar a proteção da floresta contra queimadas.
D)A construção de estradas é uma forma de impedir o processo de devastação da floresta na Amazônia, mesmo no interior das reservas.
E)As queimadas ocorrem em todos os pontos da floresta, independendo de eles estarem dentro ou fora das reservas.

5)A discussão sobre os efeitos do aquecimento global e a necessidade de buscar alternativas que substituam os combustíveis derivados do petróleo revalorizou à produção do álcool-combustivel. Como o Brasil e o maior produtor e exportador de etanol combustível do mundo, essa retomada deve implicar novas fronteiras agrícolas em nosso território. Essa é a grande questão. Para alguns, essa expansão não trará conseqüências graves para o ambiente, pois há uma grande disponibilidade de terras ociosas (áreas de lavouras e de pastagens, atualmente desocupadas ou subutilizadas) que pode permitir o aumento da produção de cana, sem a necessidade de desmatamento, seja na Amazônia, seja nas regiões de cerrado e pantanal. Para outros, no entanto, pode ocorre um fenômeno em cadeia, pois a expansão de cana de açúcar no sudeste seria acompanhada de expansão da soja no Centro-Oeste e da pecuária no norte, ou seja, a expansão da fronteira agrícola no Brasil sofreria forte aceleração, implicando maiores taxas de conversão, tanto do cerrado como da floresta amazônica, em áreas de produção agrícola. Segundo essas informações, é possível concluir que: Marque a alternativa correta.

A)A produção de etanol é um dos mais sérios problemas relacionados ao uso do solo no Brasil e para o qual não há uma solução viável.
B)O plantio da cana de açúcar exige necessariamente solos muito férteis, que só podem ser encontrados em áreas de mata nativas, como a Amazônia.
C)A questão do aquecimento global e extremamente seria, e não possível evitar a devastação de uma parte da vegetação brasileira para diminuir a emissão de poluentes na queima de derivados de petróleo.
D)O problema da expansão da cana esta na perspectiva de se destruírem áreas de vegetação nativas, que poderão ser preservadas se o plantio se fizer em áreas atualmente subutilizadas.
E)O etanol, na verdade, é a única possibilidade que temos de produzir energia limpa mesmo que isso custe à devastação de uma parcela de espaço vegetais, que, no contexto de extensão brasileira representam muito pouco.

6 ) UFMG

A água, considerada por muito tempo um recurso natural inesgotável, começa a escassear em algumas partes do mundo. Julgue os itens com C para certo e E para errado.

A)A má utilização da água tem se caracterizado, em geral, por má gestão e por desperdício.
B)A ampliação do sistema de esgoto do terceiro mundo tem provocado a diminuição dos níveis de água dos rios tropicais.
C)O crescimento acelerado da população, nas últimas décadas, intensificou o nível de consumo de água no mundo.
D)O emprego crescente da irrigação na agricultura tem gerado conflito no uso múltiplo da água.
E)O reaproveitamento da água é ainda pouco usado, exige altos investimentos, disponíveis, sobretudo, no Primeiro Mundo.

7)A respeito das relações entre o meio ambiente e os processos socioespacial e econômicos, julgue os itens que se segue com C para certo e E para errado.

a)A extração de madeira para aproveitamento comercial na sgrandes maderiras tem provocado a destruição da biodvesidade do cerrado.
b)O processo de imtemperismo das rochas, recentimente utilizado para renovação dos solos agricultaveis, tem facilitado o desenvolvimento da agricultura nas areas do cerrado.
C)A ccontaminação, a exautão e a diminuição do volume dos recursos hídricos ocorrem, entre outros fatores, pelo seu uso econômico inadequado.
D)No Brasil, a poliferação de loteamentos, a falta de água potável e de esgotamento sanitário e o despejo de resíduos nos solos nas cidades são fatores que tornam evidentes os problemas ambientais.
E) No DF, o alto grau de desenvolvimento tecnológico da agricultura tem contribuído para evitar o desiquilíbrio ambiental.

8)Quanto mais desenvolvida é uma nação mais lixo cada um de seus habitantes produz. Alem de o progresso elevar o volume de lixo, ele também modifica a qualidade do matérial despejado. Guando a sociedade progride, ela troca a televsão, o compultador, compra brinquedos e aparlhos eletrônicos. Calcula-se que 700 milhões de aparelhos celulares foram jogados fora em todo o planeta. O novo lixo contém mais mercúrio, chumbo, alunínio e bário. Abandonando nos lixões, esse material se deteriora e vaza. As substâncias liberadas infiltram-se no solo e podem chegar aos lenções freáticos ou a rios próximos, espelhando-se pela água.

A respeito da produção de lixo e de sua relação com o ambiente, julgue os itens com C para certo E para errado.

A)As substâncias quimícas no lixo levam, frequentemente, ao aumento da diversidades de espécies e, portanto, ao aumento da produtividade agrícola do solo.
B)O tipo e a quantidade de lixo produzido pela sociedade independem de políticas de educação que proponham mudanças no padrão de consumo.
C)A produção de lixo é inversamente proporcional ao desenvolvimento econômico das sociedades.
D)O desenvolvimento sustentável requer controle e monitoramento dos efeitos do lixo sobre espécies existentes em cursos d´água, solo e vegetação.
E)O desenvolvimento tecnológico tem elevado a criação de produtos descartáveis, o que evita a geração de lixo e resíduos químicos.

9) A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento.
BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima,
Carbono, florestas e comunidades. A.G. Moreira & S.
Schwartzman. As mudanças climáticas globais e os
Ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa
Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado).

Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é: Assinale a alternativa correta.
a)A reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada.
b)Promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.
c)Reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2
da atmosfera.
d)Aumentar a concentração atmosférica de HO2 molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.
e)Remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.


10) Cerca de 1% do lixo urbano é constituído por resíduos sólidos contendo elementos tóxicos. Entre esses elementos estão metais pesados como o cádmio, o chumbo e o mercúrio, componentes de pilhas e baterias, que são perigosos à saúde humana e ao meio ambiente. Quando descartadas em lixos comuns, pilhas e baterias vão para aterros sanitários ou lixões a céu aberto, e o vazamento de seus componentes contamina o solo, os rios e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna. Por serem bioacumulativos e não biodegradáveis, esses metais chegam de forma acumulada aos seres humanos, por meio da cadeia alimentar. A legislação vigente (Resolução CONAMA 257/1999) regulamenta o destino de pilhas e baterias após seu esgotamento energético e determina aos fabricantes e/ou importadores a quantidade máxima permitida desses metais em cada tipo de pilha/bateria, porém o problema ainda persiste.
Disponível em: http://www.mma.gov.br.
Acesso em: 11 jul. 2009 (adaptado).


Uma medida que poderia contribuir para acabar definitivamente com o problema da poluição ambiental por metais pesados relatado no texto seria:

a)Deixar de consumir aparelhos elétricos que utilizem pilha ou bateria como fonte de energia.
b)usar apenas pilhas ou baterias recarregáveis e de vida útil longa e evitar ingerir alimentos contaminados, especialmente peixes.
c)Devolver pilhas e baterias, após o esgotamento da energia armazenada, à rede de assistência técnica especializada para repasse a fabricantes e/ou importadores.
d)Criar nas cidades, especialmente naquelas com mais de 100 mil habitantes, pontos estratégicos de coleta debaterias e pilhas, para posterior repasse a fabricantes e/ou importadores.
e)Exigir que fabricantes invistam em pesquisa para a substituição desses metais tóxicos por substâncias menos nocivas ao homem e ao ambiente, e que não sejam bioacumulativas.