Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

domingo, 21 de novembro de 2010

Lista de ExercÍcios II - 8º ano 4º Bimestre

1) O mundo globalizado que se vê hoje é um mundo cada vez menor, em relações as distancias, as comunicações encurtaram, dizem-se que a cada dia mais parece que as distancias não existem, mais.
Um exemplo da globalização no mundo é a rede da INTERNET, que liga o mundo todo em tempo real, sem diferença de fusos horários.
Porém a globalização também pode ser vista como uma vilã, pois com a globalização, vieram mais indústrias, e junto com elas a poluição, o principal motivo que acarreta o aquecimento global.
A diferença também da economia é um grande desafio á globalização, que como o próprio nome já diz, engloba o mundo todo.
Para saber mais sobre a globalização, e os prós e contras, existem sites na internet que podem explicar mais detalhadamente.

De acordo co o que estudamos em sala de aula julgue os itens abaixo (C) para as questões certas e (E) para as questões erradas.

a) Com o declínio do socialismo e a formação do mundo multipolar, muitos países, antes socialista, passaram a adotar a economia de mercado o que contribuiu para a expansão do capitalismo em escala planetária.
b) A globalização é caracterizada, principalmente, pela integração econômica e comercial cada vez mais intensa entre vários países
c) O processo de globalização e a conseqüente integração econômica mais efetiva entre os espaço mundiais decorrem, basicamente de duas condições fundamentais.
d) O aumento crescente do comércio internacional não favoreceu o desenvolvimento de meios de transportes mais eficientes, como navio de grande portes.
e) A expansão dos fluxos comerciais, por sua vez, provocou uma integração e um intercâmbio menor de mercadoria, pessoas e informações entre os países.

2)
Como dissemos, a globalização extrapola as relações comerciais e financeiras. As pessoas estão cada vez mais descobrindo na Internet uma maneira rápida e eficiente de entrar em contato com pessoas de outros países ou, até mesmo, de conhecer aspectos culturais e sociais de várias partes do planeta. Junto com a televisão, a rede mundial de computadores quebra barreiras e vai, cada vez mais, ligando as pessoas e espalhando as idéias, formando assim uma grande Aldeia Global. Saber ler, falar e entender a língua inglesa torna-se fundamental dentro deste contexto, pois é o idioma universal e o instrumento pelo qual as pessoas podem se comunicar.
De acordo co o que estudamos em sala de aula julgue os itens abaixo (C) para as questões certas e (E) para as questões erradas.

a) A origem da globalização reside na expansão das multinacionais, ou transnacionais, como também são chamadas as empresas que desenvolvem atividades em diversos países.
b) O Japão, Estados Unidos e Europa apresentam várias vantagens que permitem o aumento do lucro das empresas multinacionais, como mão de obra barata, matérias-primas e recursos naturais em abundância.
c) Os países menos desenvolvidos ganham com a presença das multinacionais, pela introdução de novas tecnologias e pela geração de novos empregos.
d) O atual processo de globalização econômica não vem influenciando a atuação de grandes empresas, que procuram se adequar às novas exigências de um mercado mundial cada vez menos competitivo.
e) A grande e acirrada concorrência no atual mercado global não tem contribuído para outra tendência mundial.

3) Apesar da industrialização, os países latino-americanos não conseguiram ainda romper o elevado grau de dependência em relação aos centros da economia mundial capitalista. Esta dependência deve-se, principalmente, à: Assinale a única alternativa correta.

a) ausência generalizada de medidas que incentivem a integração econômica, através da criação de blocos regionais.
b) necessidade de fluxos de capitais internacionais para incrementar as atividades econômicas nacionais.
c) brusca redução das alternativas de exportação provocada pela crise dos países socialistas.
d) ausência generalizada de dispositivos legais que privilegiem o ensino básico, facilitando a incorporação de cidadãos no mercado de trabalho.
e) hipertrofia do setor secundário da economia, provocando grande desequilíbrio na balança comercial dos países.

4) Apresentam tecnologia de ponta, grande quantidade de indústrias de bens de produção e consumo e abrigam sedes de empresas multinacionais. Cerca de 75% da população total moram em cidades, como decorrência do processo de industrialização e da mecanização do campo. No ano de 1990, figuraram entre os seis países que possuíam as maiores dívidas externas do mundo, embora sejam países credores e um deles tenha superavit no seu comércio exterior.
Trata-se de:
a) Estados Unidos e Alemanha.
b) China e Brasil.
c) Japão e Índia.
d) Grã-Bretanha e Argentina.
e) França e México.

5) "O GRUPO DOS 7 é um bloco poderoso composto por alguns dos países com os maiores valores de produção do Globo, sem sede e sem periodicidade de funcionamento previamente definidas, cujos representantes se reúnem periodicamente para decidir sobre assuntos bem variados que dizem respeito à vida de seus próprios países e a dos demais países do mundo."

Em uma reunião deste grupo, para discutir a questão das indústrias transnacionais mais poluidoras do mundo e as medidas para a contenção dos agentes poluidores de forma a não perder a lucratividade e competitividade das empresas, certamente estarão presentes, dentre outros,
a) Rússia, Ucrânia, Japão e Estados Unidos.
b) Estados Unidos, Canadá, França e Suíça.
c) Canadá, Japão, Rússia e Itália.
d) Estados Unidos, Dinamarca, Índia e Japão.
e) Estados Unidos, Japão, Alemanha e Canadá.

6) "Os americanos inventaram o gravador de vídeo e o fax; os europeus (holandeses) inventaram o toca-discos CD. Contudo, medidos em termos de vendas, de empregos e de lucros, os três se tornaram produtos japoneses." (Lester C. Thurow).

Considere as afirmações a seguir e sua relação com o texto acima.

I - Como no pós-guerra os EUA dispunham de uma enorme vantagem tecnológica a nível mundial, quanto ao desenvolvimento de novos produtos, a saída para o Japão foi investir intensamente no desenvolvimento de novos processos de produção, o que lhe conferiu grande poder competitivo.
II - Embora a tecnologia gere vantagens comparativas, a maior competitividade japonesa deve-se principalmente à inteligência de seu povo e à sua tradição cultural relacionada ao trabalho, superiores às de outros povos.
III - Apesar da maior competitividade da indústria japonesa em vários setores e do incontestável desenvolvimento japonês, a situação atual do Japão é apenas conjuntural, já que, em termos de competitividade as economias européia e americana ainda são superiores.
IV - Quem consegue baratear os produtos que fabrica, frente à concorrência, está capacitado para tomá-los de quem os desenvolveu. Hoje, não é tão vantajoso inventar novos produtos se não se consegue também produzi-los pelo menor custo.

As afirmações que explicam corretamente o texto são:
a) somente I e II.
b) somente I e IV.
c) somente II e IV.
d) somente III e IV
e) somente I, III e IV.

7) Todas as alternativas apresentam características que se associam ao processo de multinacionalização de empresas dos países denominados Novos Países Industrializados, EXCETO
a) Adoção de princípios das empresas dos países ricos, no que diz respeito à procura de condições gerais de produção mais baratas.
b) Busca de soluções para o problema do desenvolvimento insuficiente do mercado interno desses países.
c) Utilização de empresas relacionadas ao setor industrial de bens duráveis e de produção, que se instalam nos países economicamente avançados.
d) Ocorrência em países da América Latina e da Ásia, que são também importantes acolhedores de investimentos diretos dos países ricos.
e) Possibilidade de liderança regional aos países que possuem as sedes das empresas participantes desse processo.

8) Vivemos uma nova revolução tecnológica, que une os diversos lugares do mundo num processo acelerado de globalização.
A esse respeito, assinale a afirmação INCORRETA.
a) Este processo caracteriza-se pelo desenvolvimento de ramos fundamentais da tecnologia, como a informática e a mecatrônica.
b) Uma das características da globalização da economia é a formação de megablocos regionais, como a União Européia, o MERCOSUL e o Nafta.
c) Os investimentos em Ciência e Tecnologia são fundamentais neste processo. Os EUA, Japão e África do Sul lideram os investimentos em Ciência e Tecnologia no mundo.
d) Empresas transnacionais como a IBM, SONY e MICROSOFT atuam no setor da informática.
e) A comunicação por redes tem possibilitado o armazenamento e a transmissão de informações, acelerando e ampliando o conhecimento científico.

9) Com relação ao fenômeno da globalização, que caracteriza as mudanças em curso na geografia do mundo contemporâneo, é correto afirmar que: Assinale a única alternativa correta.

a) É seletivo, envolvendo diferenciadamente as classes e grupos sociais e se dá sobretudo no campo das relações econômicas.
b) Como o nome indica, tem uma dimensão universal, vindo desde as origens do capitalismo, atingindo todos os povos do planeta.
c) É oposto da chamada fragmentação, pois esta envolve o espaço dos excluídos e daqueles que se negam a participar do capitalismo.
d) É exclusivamente de caráter político-cultural e se expandiu com a hegemonia dos Estados Unidos do planeta.
e) Acelera o fortalecimento dos Estados-Nações, bem como nos nacionalismos e regionalismos.

10) É possível afirmar que o processo de globalização das atividades econômicas tem acompanhado a história da humanidade e que ele se acelerou após a década de 70.
Todas as alternativas apresentam características ou indicadores do processo de globalização das atividades econômicas neste final de século, EXCETO
a) A aceleração das transformações demográficas.
b) A revolução ocasionada pelos avanços da informática.
c) O aperfeiçoamento dos meios de transporte e das comunicações.
d) O desenvolvimento tecnológico e científico.

11) A década de 1990 está sendo marcada pelo recrudescimento das idéias neoliberais entre os governos de muitos países e pela chamada globalização da economia. Esses acontecimentos, embora muito difusos, apresentam certas características que os identificam, tais como:

I - A globalização promove a expansão das multinacionais e a padronização dos modelos de consumo, como as cadeias de "fast food".
II - O neoliberalismo é o prosseguimento econômico da "glasnost" e da "perestroika", após o desmantelamento político da URSS.
III- Os neoliberais pretendem que uma das funções do Estado na condução da economia é manter o controle dos preços através de políticas anti-inflacionárias e cambiais, garantindo com isso a estabilidade financeira e monetária.
IV - Os países mais prejudicados com a mundialização são aqueles que constituem o chamado G-7.

São afirmações certas apenas:
a) II e III.
b) I e IV.
c) III e IV.
d) I e II.
e) I e III.

12) Com a Terceira Revolução Industrial, a nova divisão do trabalho estabelece uma classificação dos países segundo o domínio de cada um sobre:
a) as matérias-primas
b) as indústrias de bens duráveis
c) as fontes de energia
d) o conhecimento técnico-científico

13) O funcionamento da economia mundial tem sido descrito, nos últimos anos, como transnacional.
De acordo com enunciado justifique os itens com C para certo e E para errado.
a) o desenvolvimento de instituições intergovernamentais e não governamentais, dedicadas a ações internacionais, com vista à coordenação ou ao controle de atividades econômicas.
b) a constituição de um processo de industrialização, no qual a linha de produção se encontra dispersa geograficamente, ultrapassando fronteiras internacionais.
c) a livre circulação de mão-de-obra entre as economias menos e mais dinâmicas do globo, através da eliminação dos entraves à imigração internacional.
d) a expansão econômica e geográfica de empresas, quer do setor industrial, quer de outros setores econômicos, que operam em vários países.

14) Sobre o atual processo de globalização afirma-se que:

I - os espaços mais globalizados são, geralmente, aqueles localizados em torno de grandes metrópoles, com elevada densidade tecnológica;
II - a história desse processo se inicia na década de 90 com o fim da Guerra Fria;
III - a expansão do narcotráfico, ao nível planetário, constitui um aspecto da globalização.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

15) As diferentes formas em que as sociedades se organizam socioeconomicamente visam a atender suas necessidades para a época. O liberalismo, atualmente, assume papel crescente, com os Estados diminuindo sua atuação em várias áreas, inclusive vendendo empresas estatais. Da idéia de interferência estatal na economia, do "Estado de Bem-Estar", da assistência social ampla e emprego garantido por lei, e, às vezes, à custa de subsídios (na Europa defendido pela Social-Democracia), caminha-se para um Estado enxuto e ágil, onde a manutenção do progresso econômico e uma maior liberdade na conquista do mercado são as formas de assegurar ao cidadão o acesso ao bem-estar. Nem sempre a população concorda.
Neste contexto, as eleições gerais na Alemanha, em 1998, poderão levar Helmuth Kohl, com longa e frutuosa carreira à frente daquele país, a entregar o posto ao social-democrata Gerhard Schroeder. O desemprego na Alemanha atinge seu ponto máximo. A moeda única européia será o fim do marco alemão. A imagem de Helmuth Kohl começa a desvanecer-se. Conseguirá vencer este ano? Seja como for, ele luta. Mas recebeu um novo e tremendo golpe: o Partido Liberal (FDP) deixou Kohl. O secretário-geral do FDP, Guido Westerwelle, declarou: Começou o fim da era Kohl!
A Alemanha ajuda a concretizar o bloco econômico da União Européia. A participação neste bloco implica a adoção de um sistema socioeconômico que:

a) dificulte a livre iniciativa econômica, inclusive das grandes empresas na Alemanha.
b) ofereça mercado europeu mais restrito aos produtos e serviços alemães.
c) diminua as oportunidades de iniciativa econômica para os alemães em outros países e vice-versa.
d) garanta o emprego, na Alemanha, pelo afastamento da concorrência de outros países da própria União Européia.
e) por meio da união de esforços com os países da União Européia, permita à economia alemã concorrer em melhores condições com países de fora da União Européia.