Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

sábado, 20 de novembro de 2010

Lista de exercícios III - 2º ano 4º b

1. A barragem do rio descoberto responde por cerca de 60% do abastecimento de água do Distrito Federal. Apesar disso, loteamento irregular, principalmente para população de baixa renda, vem se multiplicando e avançando de forma desordenada sobre as margens dessa represa, considerada área de proteção ambiental. Acerca desse complexo problema social e ambiental, que decorre da ocupação desordenada do espaço. Julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) Pode-se identificar na situação descrita o caso de crescimento urbano associado á periferização, como é usual em grandes capitais dos pais.
b) Ao destruírem a vegetação existente ás margens da barragem do Rio Descoberto, os loteamentos irregulares citados podem comprometer a manutenção do volume de água dessa represa.
c) A ocupação, da forma como foi descrita, pode provocar o assoreamento do logo, comprometendo o abastecimento de água no DF.
d) Devido á riqueza de bacias hidrográficas, o DF é uma das poucas regiões do país que não apresentará problemas de abastecimentos de água no futuro.
e) O relevo propicia a dispersão dos cursos dos rios, originando-se afluentes pertencentes a bacias hidrográficas fora dos limites do Distrito Federal.

2. Brasília significa uma importante realização do urbanismo no século XX. Atualmente o poder público detém a propriedade da maior parte das terras do Distrito Federal e possui a exclusividade das ações do planejamento. Concernente á urbanização do DF julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) O sitio urbano de Brasília foi escolhido com base em fatores econômicos e científicos, bem como nas condições de clima e beleza.
b) A preservação do aspecto límpido do plano original foi possível por meio da estratégia comum a todos os governos, tanto militares como civis, qual seja a de “preservar” segregando especial e socialmente a população de baixa renda.
c) Atualmente cerca de 50% da população do DF, residem em cidades, que desenvolvem funções econômicas e políticas independentes do Plano Piloto.
d) No plano original, os sítios urbanos das cidades foram planejados para receber elevado contingente populacionais.
e) A localização da nova Capital brasileira foi escolhida por ser o centro geográfico do país.

3 – Brasilia é fruto de um sonho político: o da transferência da capital para o interior do país. Essa imaginação cultivada pelas elites do país teve uma longa historia, que culminou em 1960. A respeito dos fatos que antecederam a criação de Brasília bem como seu desdobramento atual. Julgue os itens com C para certo e E para errado.

a) O conhecido sonho de Dom Bosco permaneceu no imaginário dos inventores de Brasília como uma inspiração de ocupação do interior do país.
b) A proposta efetiva da transferência da capital, como já se fizera no período colonial, de salvador para o rio de janeiro, não alterou a dinâmica econômica da região em torno da qual a nova capital foi implantada.
c) Juscelino Kubistchek, ao encaminhar o projeto de construção de Brasília, enfrentou apenas resistências políticas internas diante da grandeza dos seus objetivos.
d) A organização social e política do atual centro-oeste brasileiro antes da transferência da capital para Brasília estavam marcadas pelo seu isolamento em relação ao próprio país.
e) A saga das famílias que vieram para a construção de Brasília, envolvendo migrações internas e a figura do candango, traduz o alto impacto social gerado em regiões de imigrantes, bem como permite a construção de certa dimensão épica atribuída à fundação da cidade.

4 – instituido por lei federal, o DF possui importantes particularidades, tanto juridica quanto geografica, em relação aos estados brasileiros, para a organização doseu territorio. A respeito dessa organização, julgue os itens com C para certo e E para errado.

a) O DF poderá ser organizado em municípios, subdivisões política de cidades-satélites.
b) A região administrativa de Brasília, além de ser capital federal é também a capital do DF integrado do entorno e DF
c) A região integrada do DF e entorno (RIDE) compõe uma região metropolitana com características heterogêneas quanto a crescimento demográfico, índice de oferta de emprego e população economicamente ativa.
d) A consolidação de Brasília como centro político e administrativo ocorreu a partir de 1980, devido à expansão de suas bases econômicas primárias e secundárias.
e) O DF, regido por lei orgânica, não pode legislar acerca de parcelamento do solo, o que tem agravado o surgimento de invasões e loteamento irregulares no Plano Piloto.

5 – Sobre Brasília, julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) Brasília é uma das 27 unidades da federação, apresenta certa autonomia no executivo e legislativo.
b) Em Brasília, existe claramente a formação de duas grandes alas políticas, de um lado à direita, sob a liderança do PMDB e do outro a esquerda, sob a liderança do PT.
c) Brasília é organizada no centro do poder e nas cidades satélites.
d) Não existe segregação social, econômica e política no DF, esse fato foi levado em conta na política de planejamento territorial, baseado na idéia de uma cidade para todos.
e) No interior do quadrilátero que forma o Distrito Federal, existi apenas um município, chamado Brasília.

6 – A intenção de contruir uma cidade planejada como Brasília dentro de um país dependente e com graves problemas economicos e sociais provoca especificidades no processo de formação desse espaço. Com base nesta afirmação e nos conhecimentos sobre os espaços geograficos do DF,
Julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) A expulsão de considerável contingente de população de baixa renda para além dos limites do DF é uma das conseqüências do esquema monopólico de licitação das terras do DF.
b) A espacialização do DF, com a formação de assentamentos urbanos, tem modelo conturbado.
c) A ocupação urbana da periferia goiana fez surgi um movimento migratório no DF.
d) As três reservas ecológicas e as seis áreas de proteção ambiental do DF revelam a preocupação da intervenção planejada com a preservação ambiental.
e) Os cerrados, vegetação predominante do DF, abrigam pouca diversidade de espécie nativa e, por isto, estão bastante preservadas.

7- O clima do DF enquadra-se entre os chamados climas tropical de savana e temperado chuvoso de inverno seco, embora possa a ser geneticamente classificado como clima tropical. Duas estações são bem definidas: uma chuvosa e quente, que dura normalmente de outubro à abril, e outra, fria e seca, no periodo de maio a setembro. A temperatura média anual gira em torno de 20,5º C e a umidade do ar é bastante baixa , oscilando entre 25% no inverno e beirando os 70% no verão. A prescipitação pluviometrica anual não chega a alcançar os 2.000mm, com base nos aspectos fisicos, julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) O solo de Brasília é latossolo, caracterizando pela profundidade e pelo alto grau de acidez (PH < 7).
b) Devido à baixíssima incidência de chuvas, a vegetação de Brasília esta transformando em caatinga.
c) O período de seca intensa que ocorre entre os meses de maio a setembro determina que o setor agrícola brasiliense seja inexpressivo, sendo necessário que a região importante produtos primários de unidades vizinhas como Goiás e Minas Gerais.
d) Segundo Koppen, o clima de Brasília é tropical.
e) Brasília se localiza em uma área de planalto, isso faz com que as noites sejam mais frias, desenvolvendo uma diferença térmica considerável entre o dia e a noite.

8 – Sobre os Aspectos fisicos do DF. Julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) No DF, as chapadas constituem barreiras que impedem o estabelecimento de uma de estradas, dificultando o desenvolvimento industrial da região.
b) O clima típico da região é o tropical, com duas estações bem definidas, tendo nos meses de setembro a fevereiro, os períodos de maior precipitação.
c) A vegetação predominante na capital é o campo limpo, caracterizado pela presença de gramíneas associadas a algumas arvores.
d) O solo do DF é naturalmente viável para a agricultura, proporcionando com isso ampla utilização.
e) O relevo da região é baixo, com grande presença de planície.

9 – Uma pesquisa realizada entre 1990 e 1995, pelo Centro Scalabriano de Estudos Migratorios (CSEM), mostrou que 27,77% dos estrangeiros atendidos pelo centro no DF tinha curso superios e que os outros 40,33% haviam completo ensino medio. A irmã Rosita, do CSEM, acredita aque estrangeiros vem as DF por causa da universidade. Não que todos venha estudar, mas vem para isso; acabam falando bem da região ajudando outras pessoas a se instalarem. “O estudo é o elemento condutor do estrangeiro ate aqui”, diz a religiosa. A cerca do tema referido nos texto acima julgue os itens com C para certo e E para errado.

a) A migração, para ser considerada como tal, deve ter caráter permanente.
b) A migração inter-regional no Brasil é inexistente.
c) Além dos mencionados imigrantes em Brasília, os pais ainda atraem população estrangeira para outras cidades.
d) O DF, cuja qualidade de vida, em média e mais elevada que no restante do país, atrai mão-de-obra estrangeira com um bom nível educacional e com desejo de aperfeiçoamento profissional por meio do sistema universitário.

10 – O DF está dividido em Regiões Administrativas (RAs), importantes no planejamento e na gestão de seu territorio. Embora não sejam dotadas de autonomia politica, as Regioes Adminsitrativas atuam como se fosse prefeituras que administram as respectivas áreas de atuação. Embasado nessas informações, analise as alternativa abaixo e assinale entre elas a única correta.
a) Implantado recentemente o setor de indústria de São Sebastião já se destaca como importante pólo industrial no Centro-Oeste.
b) Na RA de Brasília, localiza-se a sede do governo.
c) A RA de Taguatinga concentra a maior parte da população do DF.
d) O Governo do DF tem seu limite de atuação restrito à RA de Brasília.
e) O conjunto de RA do Distrito Federal também abrange o Entorno, apesar de elas estarem localizadas além dos limites territoriais do DF.

11 – A historia da ocupação da região Centro-Centro esta intimamente relacionada à expansão da fronteira agricola. Julgue os itens que se seguem com relação ao processo de ocupação dessa região.
a) No Estado Novo, o governo federal criou um programa de colonização denominado Macha para o Oeste, que povou o campo e criou cidades nessa região.
b) A implantação de grandes lavouras comerciais de grão trouxe para a região Centro Oestes migrantes vindos do sul do país.
c) No recente processo de modernização, a intensificação da produção agrícola na região centro oeste vem trazendo impactos ambientes decorrente, por exemplo, do uso da irrigação.
d) Uma das dificuldades para a ocupação da região centro oeste, a sua aridez, uma vez que a maior parte da água existente nessa região e oriunda de nascentes localizadas nas NE do Brasil.
e) Hoje a maioria dos empregados esta concentrada fora da área do Distrito Federal, área conhecida como entorno do DF.
12 – a cerca da missão Cruls, que laborou o planejamento sobre a demarcação do Quadrilátero por meio de cálculos matemáticos, tendo por base as posições geográficas levantadas em Pirinopoles, Santa Luzia (atual Luziânia) e Formosa, julgue os itens com C para certo e E para errado.
a) Cruls demarcou a Zona de 14.400km, que oportunamente estabeleceria a área da futura Capital Federal, adotando a forma irregular tomando como limites fronteiras naturais e secas.
b) No interior desse Quadrilátero, coresponde aos 14400 km, estabelecidos na constituição de 1891, não foram encontradas as condições favoráveis de clima de disponibilidade de água e outras riquezas naturais. Por esse motivo, a área demarcada pela Comissão Cruls, foi reduzida para os atuais 5789 km.
c) Após a conclusão das duas Missões chefiada por Luiz Cruls e dos esforços que resultaram em levantamentos precisos e sem precedente quanto à habitabilidade do local, às condições climáticas, às condições hídricas, às condições astronômicas e metereologicas, os presidentes que passaram pela Republica do Brasil deram continuidade ao cumprimento ao art. 3º da Constituição de 1891.
d) A comissão exploradora foi dividida por Cruls em quatro turmas e cada uma foi encarregada de fixar os vértices do Quadrilátero.

13 - Com a mudança da capital do Brasil para o Planalto Central, exercer funções exclusivamente políticas - administrativas, criou-se a expectativa de que a ocupação do Plano Piloto, projetado por Lúcio Costa, alcançaria cerca de 500 mil habitantes quando consolidado. O que ocorre atualmente é um processo absolutamente distinto. A respeito das transformações sócio-espaciais ocorridas no Distrito Federal, julgue os itens que se seguem com C para certo E para errado.
a) No DF, as crescentes taxas de desemprego estão associadas ao processo de fechamento dos postos de trabalho urbano, que atinge apenas trabalhadores com pouca ou nenhuma possibilidade de ascensão social, como moradores de rua e iletrados.
b) No DF, o ritmo de crescimento populacional elevado relaciona-se principalmente ao crescimento dos setores industrial e agropecuário, com fortes efeitos positivos nos setores comerciais e nos serviços privados.
c) A construção de Brasília (1956-1960) acentuou a ocupação da região Centro-Oeste com área de expansão da fronteira agrícola, que já vinha ocorrendo desde os anos 40 do século passado, devido ao fato de que as terras eram mais baratas para a produção de culturas de exportação.

14 - O Distrito Federal e a região do seu Entorno imediato têm experimentado um grande crescimento populacional. Novas áreas e novos assentamentos têm surgido e se consolidado nos últimos anos, atestando um veloz processo de expansão urbana. Com respeito às conseqüências do aumento populacional nessa região. Analise as alternativas abaixo e assinale, entre elas, a única CORRETA.
a) Pode-se apontar o crescimento vegetativo da população como único fator gerador do aumento populacional verificado nesses últimos anos, nas áreas do DF e Entorno.
b) Diante do processo de expansão urbana no DF, desapareceu a atividade de produção agropecuária, que, em conseqüência, foi “empurrada” para além dos limites do quadrilátero.
c) O crescimento industrial é o principal causador dos desequilíbrios ambientais existentes no Distrito Federal.
d) Os núcleos populacionais do DF seguem a tendência das grandes cidades brasileiras, apresentando problemas aliados ao seu crescimento, como as invasões de áreas para moradias, o subemprego, o desemprego e a crescente violência urbana.
e) A disponibilidade de serviços à população, como, exemplo, abastecimento de água, saneamento, limpeza urbana e saúde pública, têm acompanhado, sem grandes defasagens, o ritmo de crescimento populacional, o que proporciona uma excelente qualidade de vida nas diversas áreas do Distrito Federal e Entorno.

15 - A partir da década de 1970, o Governo Federal passou a intervir, de forma mais decisiva, na Região Centro-Oeste. Programas e planos contemplaram a região, concedendo incentivos e atraindo investidores para numerosos setores da sua economia.
Assinale a alternativa que Não apresenta um objetivo desses programas e planos regionais.
a) O acirramento de conflitos pela posse da terra entre grandes proprietários e empresários agrícolas.
b) A execução de grandes projetos agropecuários com base em incentivos fiscais.
c) A ampliação da fronteira agrícola com a incorporação de novos espaços produtivos.
d) O aumento do rendimento agrícola graças à introdução de técnicas mais eficientes.
e) A ampliação da infra-estrutura viária e a construção de hidrelétricas.