Atenção

Para baixar os slids você precisa criar uma conta no 4shared ou logar no face.Depois siga os passos 1° Downlosd 2° free Download 3° Esperar os 20 segundos.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

LISTA DE EXERCICIOS III 3º ANO EM 4º B

1- Por ocasião da Conferência do Rio sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, realizada durante a ECO-92, os Estados Unidos propuseram a alguns países da América Latina a criação de um Instituto Interamericano para Pesquisas em Mudanças Globais.
a) Por que as questões ambientais são vistas hoje em dia na perspectiva de "Mudanças Globais"?
b) Dê dois exemplos que justifiquem a resposta que você deu ao item a.

2-A poluição atmosférica foi, indiscutivelmente, a questão mais controvertida da Conferência no Rio sobre Meio Ambiente, quer do ponto de vista ecológico, quer do ponto de vista político. De fato, o principal desafio em matéria de poluição atmosférica é o controle das emissões de gases pelas indústrias e pelos automóveis, que causam chuva ácida e contribuem de maneira preponderante para o efeito estufa. Esta questão, inclusive, é de suma importância para pequenos países do Pacífico e Caribe, geralmente minúsculas ilhas, que poderão desaparecer na hipótese de o nível dos mares aumentar em decorrência do degelo das calotas polares provocado pelo efeito estufa.

Geraldo Eulálio do N. Silva. Direito Ambiental Internacional.
Rio de Janeiro: Thex, 1995 (com adaptações).
Com o auxílio do texto, julgue os itens seguintes.
(1) Apesar da conseqüência negativa citada no texto, em condições de equilíbrio o efeito estufa desempenha a importante função de manter o planeta aquecido.
(2) Acidentes ecológicos, como o grande incêndio ocorrido no início deste ano em Roraima, são os principais responsáveis pelo agravamento do efeito estufa.
(3) Devido à impossibilidade de quebra da soberania nacional, a poluição atmosférica é um assunto interno de cada país.
(4) No Brasil, o polêmico rodízio de automóveis implantado na cidade de São Paulo pode ser considerado uma tentativa local de resposta ao desafio mencionado no texto.

3- As afirmações seguintes relacionam-se a acordos internacionais - Rio de Janeiro (1992) e Kyoto (1997) - para redução da emissão de gases que intensificam o efeito-estufa (gases-estufa).

I. Os Estados Unidos, destaque nas negociações, são o principal país a emitir gases-estufa devido ao grande volume de sua atividade econômica.
II. O Brasil propôs, no Rio de Janeiro, que um país possa comprar, de outro, parte da cota de emissão de gases-estufa.
III. Os acordos internacionais esbarram em interesses dos produtores de petróleo e de automóveis.
IV. Os países, em Kyoto, concordaram em diminuir, no início do século XXI, a emissão de gases-estufa.

Está correto apenas o que se afirma em
a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) I, II, III e IV.
d) II e IV.
e) II, III e IV.

4- Analise os mapas e responda:


a) Por que a Convenção de Mudanças Climáticas foi ratificada pela maioria dos países e o mesmo não aconteceu com o Protocolo de Kyoto?
b) Quais perspectivas de comércio internacional são abertas para o Brasil com o Protocolo de Kyoto?

5- O Protocolo de Kyoto foi aprovado em julho de 2001, em Bonn, na Alemanha, após reuniões nas quais compareceram representantes de cerca de 180 países. Esse Protocolo, que prevê uma redução, entre 2008 e 2012, de 5% nos níveis de gás carbônico emitido pelos países industrializados, poderá se constituir em importante instrumento do direito ambiental internacional no século XXI.
Considerando-se as principais conclusões do Encontro de Bonn e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que
a) o Brasil, ao investir em tecnologia limpa, com a construção de várias usinas termelétricas, está colaborando para a preservação ambiental, reduzindo a emissão de CO‚ e contribuindo, assim, para amenizar o efeito estufa.
b) o Governo Bush, discordando dos termos do Protocolo, considerou excessivos, para a economia americana, os custos da redução da poluição e da queima de derivados de petróleo.
c) os países em desenvolvimento poderão se beneficiar financeiramente e contribuir para a redução do efeito estufa, caso adotem uma política de reflorestamento para absorver CO‚.
d) os países ricos foram os principais poluidores até o momento, devendo, por isso mesmo, se obrigar, mais que os outros, a cumprir metas de redução de níveis de emissão de poluentes.
6- Considere as afirmativas a seguir, relacionadas a questões ambientais globais.

I - Nas últimas décadas, as inovações introduzidas no setor primário com vistas ao aumento da produtividade têm provocado a homogeneização das espécies vegetais e animais e a sua vulnerabilidade a pragas e doenças.
II - A água do nosso planeta vem sendo mal utilizada pelo homem. Embora ainda exista abundância de água doce em algumas regiões, como na Bacia Amazônica, em outras, como no Oriente Médio, sua escassez pode gerar problemas geopolíticos.
III- A intensificação do efeito estufa, durante os últimos duzentos anos, causou o aumento da temperatura média do planeta em 5°C.

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) Apenas II e III

7- Em 2006, foi realizada uma conferencia das Nações Unidas em que se discutiu o problema do lixo eletrônico, também denominado e-waste. Na ocasião, destacou-se a necessidade de os países em desenvolvimento serem protegidos das doações nem sempre bem-intencionadas dos países mais ricos. Uma vez descartados ou doados, equipamentos eletrônicos chegam a país em desenvolvimento com rótulo de “ mercadorias recondicionadas “ , mas acabam deteriorando-se em lixões, liberando chumbo, cádmio, mercúrio e outros materiais tóxicos.
A discussão dos problemas associados ao e-waste leva à conclusão de que:
a) Os países que se encontram em processo de industrialização necessitam de matérias-primas recicladas oriundas dos países mais ricos;
b) O objetivo dos países ricos, ao enviarem mercadorias recondicionadas para os países em desenvolvimento, é o de conquistar mercados consumidores para seus produtos;
c) O avanço rápido do desenvolvimento tecnológico, que torna os produtos obsoletos em pouco tempo, é um fator que deve ser considerado em políticas ambientais;
d) O excesso de mercadorias recondicionadas enviadas para os países em desenvolvimento é armazenado em lixões apropriados;
e) As mercadorias recondicionadas oriundas de países ricos melhoram muito o padrão de vida da população dos países em desenvolvimento.

8- O texto que se segue servirá de suporte a questão.
China será maior emissora de carbono. O crescimento chinês é movido pelo carvão, combustível “sujo”.
Um dia depois do inicio da Conferência Internacional sobre mudança Climática em Nairóbi, a IEA ( Agência Internacional de Energia) divulgou um cenário sombrio para o planeta: a demanda global por energia deve crescer 53% até 2030, e mais de 70% desse crescimento virá dos países em desenvolvimento, como Índia e a China.Esta última deverá passar os EUA na condição de maior emissor de gás carbônico da Terra em 2009- uma década antes do previsto. Os dados são do relatório “Word Energy Outlook 2006 “, lançado em Londres pela IEA no começo deste mês de Novembro.O documento prevê que o crescimento econômico chinês, movido a carvão mineral para geração de eletricidade, tornará a China o principal agente para o aquecimento global. O carvão é o mais “sujo” dos combustíveis fósseis, entre o petróleo, também cresce de forma acelerada: a produção mundial de petróleo, que em 2005 era de 84 milhões de barris por dia, deve chegar a 116 milhões de barris por dia em 2030. Os dados devem esquentar as já tensas negociações que se desenrolam até o dia 17 novembro em Nairóbi sobre o futuro regime internacional de combate às emissões de gases de efeito estufa. Os negociadores de 180 países reunidos no Quênia precisam definir um acordo que dê continuidade ao Protocolo de Kyoto, cujo primeiro período será encerrado em 2012.
Pelo acordo de Kyoto, os países industrializados se comprometem a : assinale a única alternativa CORRETA.
a) Pelo acordo de Kyoto, os países industrializados se comprometem a eliminar totalmente as emissões de CFC’s e BrFC’s na camada de ozônio.
b) Pelo acordo de Kyoto, os países industrializados se comprometem a reduzir coletivamente suas emissões de gases de estufa em 5,2% em relação aos valores de 1990 até, no máximo, 2012.
c) Pelo acordo de Kyoto, os países industrializados se comprometem a reduzir suas emissões de gases de estufa em 2,2% em relação aos valores de 1997 ( ano em que o Protocolo foi criado).
d) Pelo acordo de Kyoto, os países industrializados se comprometem a adotar um programa de ação que viabiliza o novo padrão de desenvolvimento ambientalmente racional, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
e) Pelo acordo de Kyoto, os países industrializados se comprometem a reduzir suas emissões de gases compostos por enxofre em 6% em relação aos valores de 1990 e, conjuntamente, combater as queimadas de florestas.

9- Após a Revolução Industrial, intensificaram-se as agressões ao meio ambiente, provocadas pelo desenvolvimento capitalista e pelas transformações produzidas pela sociedade moderna. Sobre essas transformações é CORRETO afirmar:
a) As chamadas "sociedades de consumo" utilizam maior quantidade de recursos naturais, portanto poluem mais.
b) A poluição das águas dos rios diminuiu consideravelmente com a industrialização, pois, aumentou a produção de biodegradáveis.
c) Os congestionamentos de veículos, a carência de áreas verdes e o excesso de informações visuais nas cidades não são problemas ambientais urbanos.
d) Efeito estufa é o nome dado ao aumento da umidade do ar provocada pela evaporação dos esgotos ao ar livre, aquecidos pela irradiação solar.
e) A poluição atmosférica caracteriza-se pela presença de gases tóxicos e não de partículas sólidas no ar.

10-Sabemos que o mundo atravessa uma crise financeira internacional que aumenta a miséria e a pobreza no Terceiro Mundo; e sacrificamos ainda mais nosso meio ambiente, embora saibamos que a situação pode ser mudada, se empregarmos corretamente as novas tecnologias e conhecimentos. Mas, para isso, temos de encontrar uma nova ética, que inclua, antes de tudo, a relação entre o homem e a natureza.
(NOSSO FUTURO COMUM, p. 77)

O texto anterior e as questões atuais sobre recursos, ambiente e desenvolvimento permitem
afirmar:
(01) A problemática ambiental é inseparável da problemática social, concebendo-se o meio ambiente como um sistema integrado, que engloba elementos físicos, biológicos e sociais.
(02) O desmatamento das florestas tropicais é considerado a causa mais importante dos prejuízos à biodiversidade dos ecossistemas terrestres.
(04) As pressões da pobreza e do aumento populacional favorecem a adoção de políticas de desenvolvimento ecologicamente viáveis, nos países do Terceiro Mundo.
(08) A distribuição geográfica das grandes catástrofes ecológicas mostra sua correlação com o binômio superpopulação-subdesenvolvimento e com a ocupação de áreas de risco por populações cada vez mais numerosas.
(16) No Brasil, a política adotada na gestão dos recursos hídricos garante a proteção das grandes reservas fluviais existentes, impedindo o desperdício e a deposição de lixo nos "corpos de água" (rios, lagos, etc.).
(32) O uso inadequado do solo e os modelos de desenvolvimento regionais, que visam à obtenção de resultados imediatos, contribuem para acelerar os processos de erosão.
(64) Para compensar os problemas ecológicos produzidos pela derrubada e queimada da cobertura vegetal nas áreas tropicais afetadas pela seca, vêm-se introduzindo espécies homogêneas de porte herbáceo.
Soma ( )

11-A destruição dos grandes domínios florestais do planeta não significa apenas o risco de se extinguirem diversas espécies animais e vegetais, a maior parte delas ainda sequer conhecidas e catalogadas pela ciência. O desmatamento em grande escala pode trazer uma série de conseqüências ambientais, como a(o):
a) perenizarão do regime dos cursos e bacias hidrográficas.
b) paralisação dos processos erosivos atuantes na formação de voçorocas.
c) entrada de um maior volume de água das chuvas nos lençóis freáticos.
d) aumento do escoamento das águas pluviais sobre a superfície dos solos.
e) incremento das taxas de umidade do ar nas áreas desflorestadas.

12-Preservar a biodiversidade é condição básica para manter um ambiente sadio no planeta. Esta frase é uma preocupação:
a) mundial porque as espécies levaram milhões de anos para se constituir e podem desaparecer em poucas décadas no mundo se o desmatamento e a poluição indiscriminados tiverem continuidade.
b) mundial porque o desaparecimento das espécies de animais de porte médio e grandes pode ser responsável por problemas alimentares e aumento de pragas pela ruptura da cadeia alimentar.
c) apenas para os países da Europa e dos Estados Unidos que por terem sido industrializados, há muito tempo, destruíram quase totalmente suas florestas temperadas e frias.
d) apenas para os países que se organizaram politicamente em áreas áridas ou semi áridas como Namíbia e que dependem do pouco que resta de seus ecossistemas.
e) apenas para os países que têm uma tecnologia altamente desenvolvida e que precisam dos organismos vivos fonte original dos princípios ativos.

13-Quanto às questões relativas ao meio ambiente, julgue as afirmativas a seguir:

I. O conceito de recurso natural é sempre o mesmo para qualquer sociedade, independente do seu nível cultural, pois significa bem 'não renovável'.
II. Há uma ligação entre todos os ecossistemas, e a atmosfera do planeta é uma só, assim como as águas e a própria biosfera, por isso a problemática ambiental é planetária.
III. Nas grandes aglomerações urbanas, chove um pouco mais que nas áreas rurais vizinhas, devido à grande quantidade de micro partículas no ar, que facilita a condensação do vapor de água da atmosfera.

Assinale:
a) se for correta apenas a afirmativa I.
b) se forem corretas apenas as afirmativas I e II.
c) se forem corretas apenas as afirmativas I e III.
d) se forem corretas apenas as afirmativas II e III.
e) se forem corretas as afirmativas I, II e III.
14- O meio ambiente nas grandes cidades de países tropicais apresenta várias características singulares. Sobre esse contexto é correto afirmar que:
a) o aumento das superfícies impermeabilizadas facilita a geração de escoamento superficial, contribuindo para a ocorrência de enchentes.
b) o relevo plano das áreas ribeirinhas facilita a sua ocupação, tornando-as aconselháveis para a construção civil.
c) o desmatamento contribui para reduzir as temperaturas locais, já que, sem a vegetação, reforça-se o papel da umidade como regulador térmico.
d) a concentração de gases na atmosfera tem estimulado a redução das temperaturas nestas áreas, apesar de elevar o nível de poluição.
e) as altas temperaturas proporcionam a formação de correntes de ar descendentes, fenômeno que contribui para o aumento das precipitações.
15-"A paisagem é um conjunto heterogêneo de formas naturais e artificiais; é formada por frações de ambas, seja quanto ao tamanho, volume, cor, utilidade... Quanto mais complexa a vida social tanto mais nos distanciamos de um mundo natural e nos endereçamos a um mundo artificial...Este parece ser o caminho da evolução. Hoje, por isso, diante de grandes cidades como São Paulo, Nova Iorque, Paris, Londres, Buenos Aires, torna-se difícil distinguir o que é natural do que é artificial..."
(SANTOS, M. METAMORFOSES DO ESPAÇO HABITADO, 1988, p. 64-65)

Considerando as conseqüências dessas transformações sob o enfoque ambiental, é correto afirmar:
(01) O fenômeno das "ilhas de calor" tem como uma das causas a alta capacidade de absorção de calor de muitas superfícies urbanas, como paredes de cimento e ruas asfaltadas.
(02) Todos os resíduos sólidos do lixo urbano se reincorporam rapidamente à terra porque são biodegradáveis.
(04) A impermeabilização dos solos aumenta o volume e a velocidade de escoamento das águas superficiais, ocasionando maior caudal dos rios por ocasião das precipitações.
(08) Nos ambientes urbanos, a inversão térmica, que ocorre geralmente no inverno, ocasiona a retenção de poluentes nas camadas mais baixas da atmosfera.
(16) Embora a água das chuvas tenha normalmente um certo teor de acidez, as chamadas chuvas ácidas são resultantes das precipitações em locais onde a atmosfera está saturada por gases expelidos pelas indústrias e pelos veículos automotores.

Soma ( )